terça-feira, 19 de março de 2019

Nordeste Informativo – o último jornal de Bragança no século XX

Em 1995, surgiu em Bragança um novo quinzenário, O Nordeste Informativo, que manteve este título até 1998. A partir desse ano, mudou o título para O Informativo, em virtude da confusão criada entre o Nordeste Informativo e o Jornal Nordeste, que já se publicava desde 1992. O Nordeste Informativo teve como diretora, até 2010, a dra. Isabel Chumbo.
Em 2010, O Informativo foi adquirido pelo Jornal Nordeste, que o transformou num suplemento desportivo deste último. Se A Voz do Nordeste era conotada com o PS, o Nordeste Informativo foi conotado com o PSD, por causa da ligação dos seus principais responsáveis a este partido político.
🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻🔻
Capa de uma das primeiras edições da revista Brigantia
Em jeito de síntese final, deixamos um quadro geral de todos os títulos da imprensa periódica de Bragança publicada no concelho de Bragança, desde o aparecimento de O Farol Transmontano, em 1845 (Quadro n.º 78).
Por outro lado, devemos ainda registar que os anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974 ficaram ainda marcados, no que à imprensa brigantina diz respeito, por um impressionante dinamismo, materializado nas numerosas publicações periódicas que foram dadas à estampa, de qualidade e duração muito variada, mas que acabam, no seu conjunto, por representar uma vontade quase inédita não só de ser informado, mas também de informar (Quadro n.º 79). Merece um especial destaque, neste particular, o papel desempenhado pelos estabelecimentos de ensino locais, mas também pelas associações culturais e pelo poder local.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário