Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

I Mostra do Folar marcou a Páscoa por Vinhais

De forma a promover os produtos locais, numa altura em que muitos voltam à terra para passar férias, Vinhais abriu portas, pela primeira vez, à mostra do folar.
Em época de Páscoa, durante o dia de sábado, apesar dos vários produtos, foi o folar que brilhou e mais se vendeu. A feira contou com 10 expositores do concelho e, segundo alguns deles, será um certame para continuar. “Decidi vir porque se um não e outro não vem isto não vai para a frente. A gente o que quer é que isto reine, que seja o começo mas não seja o fim. Esta é a primeira vez mas creio que não vai ser a última. Como diz a conta, ainda não se sabe bem o que isto vai ser mas penso que tem pernas para andar”, disse Elísia Augusto. À mostra, Maria Alves trouxe “as coisas mais importantes”: o folar e os económicos que “são uma tradição desta época”. “É tudo caseiro, os pastéis de carne são caseiros e o folar também. O caseiro é sempre especial”, garantiu Rosa Costa.

Esta mostra foi organizada pela junta de freguesia da vila. O presidente, Marco Costa, refere que o balanço é positivo. “Esta primeira mostra tinha como principal objectivo promover os produtos regionais e em particular o 'nosso' folar. Nesta primeira mostra fizemos questão que fossem produtores da freguesia. O feedback que tivemos por parte dos produtores foi altamente positivo. Superou as nossas expectativas”.

O presidente da câmara, Luís Fernandes, destaca que, por esta altura, vem cada vez mais gente que está fora mas é oriunda da terra e há também diversos visitantes a visitar o concelho. “Pretende, no fundo, divulgar o folar e os produtos locais tendo em atenção que é uma altura em que cada vez mais visita o concelho e era importante ter algo para valorizar mais os produtos. Na Páscoa se calhar, actualmente, vem tanta gente como no Natal. É uma época em que muitas pessoas nos visitam, mesmo espanhóis”.

Presente no certame esteve também a directora regional de agricultura e pescas do norte. Carla Alves acredita que estes tipo de iniciativas são importantes para promover a comercialização dos pequenos produtores. “Penso que esta é uma excelente iniciativa. É a primeira mas vai de encontro àquilo que tem sido o caminho deste concelho que são estas feiras ligadas aos produtos endógenos, já temos a castanha, o fumeiro e agora o folar. Sem dúvida que é por aí que temos que caminhar tornando estes locais mais atractivos turisticamente através dos produtos endógenos e promover a comercialização destes produtos aos pequenos produtores”.

A I Mostra do Folar de Vinhais foi organizada pela junta de freguesia da vila e contou com o apoio da autarquia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário