De forma a promover os produtos locais, numa altura em que muitos voltam à terra para passar férias, Vinhais abriu portas, pela primeira vez, à mostra do folar.
Em época de Páscoa, durante o dia de sábado, apesar dos vários produtos, foi o folar que brilhou e mais se vendeu. A feira contou com 10 expositores do concelho e, segundo alguns deles, será um certame para continuar. “Decidi vir porque se um não e outro não vem isto não vai para a frente. A gente o que quer é que isto reine, que seja o começo mas não seja o fim. Esta é a primeira vez mas creio que não vai ser a última. Como diz a conta, ainda não se sabe bem o que isto vai ser mas penso que tem pernas para andar”, disse Elísia Augusto. À mostra, Maria Alves trouxe “as coisas mais importantes”: o folar e os económicos que “são uma tradição desta época”. “É tudo caseiro, os pastéis de carne são caseiros e o folar também. O caseiro é sempre especial”, garantiu Rosa Costa.
Esta mostra foi organizada pela junta de freguesia da vila. O presidente, Marco Costa, refere que o balanço é positivo. “Esta primeira mostra tinha como principal objectivo promover os produtos regionais e em particular o 'nosso' folar. Nesta primeira mostra fizemos questão que fossem produtores da freguesia. O feedback que tivemos por parte dos produtores foi altamente positivo. Superou as nossas expectativas”.
O presidente da câmara, Luís Fernandes, destaca que, por esta altura, vem cada vez mais gente que está fora mas é oriunda da terra e há também diversos visitantes a visitar o concelho. “Pretende, no fundo, divulgar o folar e os produtos locais tendo em atenção que é uma altura em que cada vez mais visita o concelho e era importante ter algo para valorizar mais os produtos. Na Páscoa se calhar, actualmente, vem tanta gente como no Natal. É uma época em que muitas pessoas nos visitam, mesmo espanhóis”.
Presente no certame esteve também a directora regional de agricultura e pescas do norte. Carla Alves acredita que estes tipo de iniciativas são importantes para promover a comercialização dos pequenos produtores. “Penso que esta é uma excelente iniciativa. É a primeira mas vai de encontro àquilo que tem sido o caminho deste concelho que são estas feiras ligadas aos produtos endógenos, já temos a castanha, o fumeiro e agora o folar. Sem dúvida que é por aí que temos que caminhar tornando estes locais mais atractivos turisticamente através dos produtos endógenos e promover a comercialização destes produtos aos pequenos produtores”.
A I Mostra do Folar de Vinhais foi organizada pela junta de freguesia da vila e contou com o apoio da autarquia.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário