Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

D. Dinis reinou em Torre de Moncorvo de 26 a 28 de Abril

De 26 a 28 de Abril, Torre de Moncorvo regressou à idade média e ao reinado de D. Dinis, com a 8ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. Sob o tema “A Alquimia do Ferro”, durante os três dias foram visíveis vários quadros sobre esta temática no Largo das Ferrarias e Alquimias.

Não faltaram recriações de ferreiros a forjar o ferro e de alquimistas no processo de transmutação do ferro, na procura da “pedra filosofal” necessária à produção de ouro a partir de metais considerados inferiores como o cobre, chumbo, estanho e o ferro. 

Nuno Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo considera que “esta recriação histórica que é dedicada à Alquimia do Ferro tem também como objetivo relembrar que estamos na terra do ferro, na terra com a maior jazida de ferro da Europa e na terra onde esperamos ter a perspetiva da reabertura das minas de ferro de Moncorvo”. 

Muitas foram as recriações históricas, as músicas interpretadas, as danças e animação de rua nos vários espaços da feira. Outras encenações estiveram ao dispor de quem nos visitou como o cortejo do Rei e sua Corte, pelourinho, casamento real, cortejo de Santa Bárbara, treino de cavaleiros, pracear das aves e espetáculos equestres.

Na edição de 2019, todas as expectativas foram superadas estimando-se que passaram por Torre de Moncorvo, no decorrer dos 3 dias, perto de 80 mil visitantes. De destacar ainda a participação de mais de 90 mercadores e artesãos de vários pontos do país, cerca de 1000 alunos das escolas de Torre de Moncorvo, dos concelhos vizinhos e de Espanha, no âmbito do programa “conociendonos”, 87 comerciantes aderentes, 22 grupos participantes e 10 parceiros.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo tem vindo a crescer ano após ano, sendo já um evento conceituado no panorama das feiras medievais do país. “Estamos a trabalhar já na próxima edição, que será dedicada a D. Dinis e ao ferro, mas com uma nova temática, mas sempre focada no que é mais importante para nós que é, sem dúvida, a arte e os artesãos do ferro de Moncorvo”, referiu Nuno Gonçalves.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário