Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Municípios da Terra Quente Transmontana avançam para campanha de esterilização de cães e gatos de companhia

Os cinco municípios, até ao final de novembro, disponibilizam 105 mil euros que serão distribuídos por vouchers, que os residentes podem levantar nas autarquias e descontar nas clínicas veterinárias aderentes.
Ontem foi o arranque oficial desta campanha com a assinatura dos protocolos, em Vila Flor, entre a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, o Centro de Recolha Oficial de Animais de companhia intermunicipal e clínicas dos cinco concelhos da Terra Quente.

O abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública tem vindo a tornar-se um dos problemas que mais preocupa os municípios.

O Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) - esgotou a sua capacidade para acolhimento de animais nas instalações, o que obrigou à suspensão temporária das entregas de animais, com os consequentes efeitos na saúde pública e no meio ambiente.

Para ajudar a minorar os efeitos deste problema, e tendo em conta a nova legislação que proíbe o abate, os municípios de Alfândega da Fé, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, decidiram avançar com a concretização de um programa de esterilizações, para o controlo da população de cães e gatos abandonados, com um fundo de 105 mil euros.

Esta quinta-feira, foram assinados os protocolos entre os cinco municípios da Terra Quente, o Cantinho do Animal e as clínicas veterinárias da área abrangente que quiseram aderir ao programa.

Com esta comparticipação dos municípios, que varia entre os 15 e os 55 euros.

Diga-se que a esterilização de Cães e Gatos evita a reprodução e sobrepopulação, diminui a probabilidade de desenvolvimento de infeções, evita comportamentos sexuais indesejados, contribui para reduzir a agressividade e os animais vivem mais tempo e são mais saudáveis.

Entretanto, o presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana, revela que está para breve o início dos trabalhos para o alargamento das instalações do Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da AMTQT- num investimento a rondar os 150 mil euros. Fernando Barros adianta que a obra deve estar concluída até ao final do ano.

Escrito por Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário