Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cidra de Maçã feita em Carrazeda foi a novidade da 24ª Feira da Maçã, Vinho e Azeite

Este fim-de-semana, foram muitos os que passaram por Carrazeda de Ansiães, na mostra das principais produções agrícolas daquele concelho, a 24.ª feira da maçã, vinho e azeite.
Uma montra para produtores em época de colheitas, mas também com espaço para o artesanato, outros produtos regionais e actividades económicas, num total de cerca de 100 expositores que marcaram presença, nos últimos três dias.

“Faz todo o sentido a promoção dos produtos regionais, sobretudo do sector primário, que é sector de criação de riqueza, portanto tão importante para a nossa economia”, disse um expositor.

A feira serviu também para lançar um novo produto, cidra de maçã totalmente produzido em Carrazeda. Duarte Moura, produtor de maçãs, e um sócio lançaram o novo produto feito 100 por cento com maçã e sem corantes ou aditivos.

“É um projecto que tem cerca de 3 anos. Começou por haver pouca procura das maçãs pequenas e estão com pouco valor no mercado, e então, pensamos em fazer sumos, em fazer cidra e outras coisas. Nós temos cidras com dois anos que estão absolutamente boas. Resolvemos avançar e estamos a fazer um projecto maior, criamos uma marca, novos rótulos e estamos neste fim-de-semana a divulgar a marca”, explicou Duarte Moura.

Prevê-se que este seja um bom ano para a produção de maçã e de uva, apesar de o ano estar a ser bastante seco. E porque as preocupações com as reservas de água são uma constante o município espera candidatar ainda este ano a barragem da Veiga a fundos comunitários no âmbito do plano nacional de regadio.

“Temos o plano estratégico de regadio que mandamos elaborar. Foi identificado o melhor local para o fazer, estamos a complementá-lo com outros estudos, para ainda este ano, responder a um aviso de candidatura a fundos comunitários. É um aviso que tem pouca dotação orçamental, mas o sucesso das candidaturas só depois é que sabemos”, esclareceu João Gonçalves, autarca de Carrazeda.

Ao longo de três dias em Carrazeda de Ansiães houve ainda momentos de animação e actividades várias, com o cortejo etnográfico, gincana de tractores ou actividades temáticas relacionados com a produção agrícola destinados aos mais novos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário