Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Engenheiros reuniram-se para discutir projectos possíveis em Bragança

Mais de quatro dezenas de engenheiros reuniram-se, ontem, no Centro Cultural Adriano Moreira, em Bragança, na iniciativa “A OERN em… Bragança - Os desafios da Engenharia”, que tem o objectivo de dar voz aos engenheiros.
Rafael Sobrinho Correia, delegado distrital de Bragança da Ordem dos Engenheiros da Região Norte e responsável pela iniciativa, explica que em Portugal o trabalho dos engenheiros não é reconhecido.

“A visibilidade da engenharia e dos seus principais interlocutores, que são os engenheiros, tem que manifestamente ser revista. Não só os engenheiros locais como os de fora, que intervêm em órgãos como o município, têm que ter o seu reconhecimento”, disse Rafael Sobrinho Correia.

Foram abordadas várias temáticas, como os aproveitamentos hidroagrícolas de Rebordãos e de Calvelhe, no concelho de Bragança. O engenheiro José Ferreira Lemos refere que o objectivo das barragens é aumentar a área irrigada, melhorar a qualidade das culturas e criar empregos.

“Em Rebordãos tem uma pequena central associada, portanto reduz-se os custos de energia. No caso de Calvelhe, não temos reprodução de energia, a rede de rega é extensa e é por gravidade. Neste momento está em análise o projecto e depois haverá ou não financiamentos comunitários para isso”, explicou José Ferreira Lemos.

O tratamento de águas residuais foi outro dos temas apresentados e debatidos. O engenheiro Luís Miguel explica que o reaproveitamento da água pode trazer benefícios como riscos para as populações.

“O reaproveitamento de águas residuais tratadas é importante porque é mais uma origem de água que podemos utilizar e, desta forma, poupar recursos naturais, sobretudo água que pode ser utilizada para consumo humano. Mas também há um conjunto de riscos que estão associados, até porque a matéria-prima não deixa de ser água residual, embora tratada os sistemas não são 100% eficientes, e portanto já é preciso ter algumas cautelas e também alguns tratamentos que é preciso introduzir na água antes dela ser utilizada”, esclareceu Luís Miguel.

A Regeneração Urbana em Bragança e a Gestão de Recursos Hídricos em Contexto de Alterações climáticas foram outros assuntos apresentados na iniciativa “A OERN em… Bragança- Os desafios da Engenharia”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário