quarta-feira, 18 de setembro de 2019

José António Nobre – Homenagem ao Cónego Adelino Paes (2004)

O cónego Adelino Paes, nascido em Picote, Miranda do Douro (1947), foi ordenado sacerdote em Bragança (1975); graças à sua formação académica na área da Teologia (Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Salamanca), desenvolveu atividade docente em Bragança, com particular relevo no Seminário, do qual foi vice-reitor (1981 1985). Elevado à dignidade de cónego em 1985, foi nomeado vigário geral da Diocese de Bragança-Miranda, em 2002.

O monumento erguido em frente do Centro Social e Paroquial do Santo Condestável para homenagear Adelino Paes apresenta características completamente diferentes do busto realizado para Gonçalves Rodrigues.
Para este último, o artista reporta-se à visão do académico, de forma realista, enquanto que, para Adelino Paes a proposta é mais elaborada, pese embora se verifique também a presença do retratado. Porém, e analisando o desenho feito para o monumento, podemos observar que, na concepção da obra, toda a composição gira em torno de uma linha de força: a mão gigantesca que simboliza, nas palavras do artista, a força criadora de Deus que preside à realização humana, ordenando o caos, símbolo das dificuldades que o Homem tem de enfrentar no caminho terreno.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário