quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Cogumelos estão a aumentar no país mas grande parte do lucro vai para o estrangeiro

Já há mais cogumelos em Portugal do que gente no interior.
Quem o diz é Carlos Ventura, biólogo, que aponta para um aumento de espécies:

“É uma conclusão a que eu cheguei já tardia, e quero alertar todos os portugueses, nomeadamente os governantes, que já existem mais cogumelos em Portugal do que gente no interior. Há mais espécies.

A nível de quantidade de cogumelos este ano é bom, está a ser chuvoso e tem todas as condições climatéricas para ser excelente e continuar assim.

É um fenómeno cíclico, tivemos há dois ou três anos um ano seco, mas no mundo da micologia, quando estamos a pensar que, de facto, há poucos cogumelos, a natureza surpreende-nos.”

No entanto, a falta de legislação ainda é uma lacuna neste setor:

“Estamos com um vácuo completo em termos de legislação.

Continuo a dizer que temos alguns políticos que parecem uns pequenos esqueletos metidos na gaveta, e em termos de legislação, tudo o que tem premência para podermos atuar ao nível fiscalização com sensibilidade a nível ecológico, estamos completamente parados.

É triste e podia estar a ser bem mais aproveitado.”

Carlos Ventura vai mais longe e diz mesmo que o potencial do cogumelo em Portugal tem vindo a ser aproveitado por outros países:

“Nós, portugueses, normalmente produzimos o básico e outros países conseguem retirar os sub-lucros e todo o potencial que podia ficar cá em Portugal.

Nós é que levamos lá os cogumelos, o que é ainda pior, e eles, através da esperteza do português, conseguem potenciar, e muito, toda esta fileira que é grandiosa.

A tutela só tem de se preocupar com uma coisa que é ter gente que trabalhe e se dedique, em termos de gabinete, e que façam legislação que é premente. “

A falta de legislação aplicada aos cogumelos continua a criar preocupação numa altura em que se observa um aumento de espécies no nosso país.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário