Quem o diz é Carlos Ventura, biólogo, que aponta para um aumento de espécies:
“É uma conclusão a que eu cheguei já tardia, e quero alertar todos os portugueses, nomeadamente os governantes, que já existem mais cogumelos em Portugal do que gente no interior. Há mais espécies.
A nível de quantidade de cogumelos este ano é bom, está a ser chuvoso e tem todas as condições climatéricas para ser excelente e continuar assim.
É um fenómeno cíclico, tivemos há dois ou três anos um ano seco, mas no mundo da micologia, quando estamos a pensar que, de facto, há poucos cogumelos, a natureza surpreende-nos.”
No entanto, a falta de legislação ainda é uma lacuna neste setor:
“Estamos com um vácuo completo em termos de legislação.
Continuo a dizer que temos alguns políticos que parecem uns pequenos esqueletos metidos na gaveta, e em termos de legislação, tudo o que tem premência para podermos atuar ao nível fiscalização com sensibilidade a nível ecológico, estamos completamente parados.
É triste e podia estar a ser bem mais aproveitado.”
Carlos Ventura vai mais longe e diz mesmo que o potencial do cogumelo em Portugal tem vindo a ser aproveitado por outros países:
“Nós, portugueses, normalmente produzimos o básico e outros países conseguem retirar os sub-lucros e todo o potencial que podia ficar cá em Portugal.
Nós é que levamos lá os cogumelos, o que é ainda pior, e eles, através da esperteza do português, conseguem potenciar, e muito, toda esta fileira que é grandiosa.
A tutela só tem de se preocupar com uma coisa que é ter gente que trabalhe e se dedique, em termos de gabinete, e que façam legislação que é premente. “
A falta de legislação aplicada aos cogumelos continua a criar preocupação numa altura em que se observa um aumento de espécies no nosso país.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário