Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Cogumelos estão a aumentar no país mas grande parte do lucro vai para o estrangeiro

Já há mais cogumelos em Portugal do que gente no interior.
Quem o diz é Carlos Ventura, biólogo, que aponta para um aumento de espécies:

“É uma conclusão a que eu cheguei já tardia, e quero alertar todos os portugueses, nomeadamente os governantes, que já existem mais cogumelos em Portugal do que gente no interior. Há mais espécies.

A nível de quantidade de cogumelos este ano é bom, está a ser chuvoso e tem todas as condições climatéricas para ser excelente e continuar assim.

É um fenómeno cíclico, tivemos há dois ou três anos um ano seco, mas no mundo da micologia, quando estamos a pensar que, de facto, há poucos cogumelos, a natureza surpreende-nos.”

No entanto, a falta de legislação ainda é uma lacuna neste setor:

“Estamos com um vácuo completo em termos de legislação.

Continuo a dizer que temos alguns políticos que parecem uns pequenos esqueletos metidos na gaveta, e em termos de legislação, tudo o que tem premência para podermos atuar ao nível fiscalização com sensibilidade a nível ecológico, estamos completamente parados.

É triste e podia estar a ser bem mais aproveitado.”

Carlos Ventura vai mais longe e diz mesmo que o potencial do cogumelo em Portugal tem vindo a ser aproveitado por outros países:

“Nós, portugueses, normalmente produzimos o básico e outros países conseguem retirar os sub-lucros e todo o potencial que podia ficar cá em Portugal.

Nós é que levamos lá os cogumelos, o que é ainda pior, e eles, através da esperteza do português, conseguem potenciar, e muito, toda esta fileira que é grandiosa.

A tutela só tem de se preocupar com uma coisa que é ter gente que trabalhe e se dedique, em termos de gabinete, e que façam legislação que é premente. “

A falta de legislação aplicada aos cogumelos continua a criar preocupação numa altura em que se observa um aumento de espécies no nosso país.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário