quarta-feira, 27 de novembro de 2019

“Natal Mágico” traz surpresas durante todo o mês de dezembro a Macedo de Cavaleiros

Este ano, há novidades para a época natalícia por Macedo de Cavaleiros.
Embora se costume dizer que a magia do Natal é dedicada às crianças, há atividades para miúdos e graúdos ao longo de todo o mês de dezembro.

A organização está a cargo do Município Macedense, que inaugura o mês com uma caminhada solidária, e traz o Pai Natal mais cedo, de maneira a que todas as crianças de Macedo e arredores lhe possam fazer o seu pedido, como explica Elsa Escobar, vereadora da cultura:

“Vamos ter no dia 1 a Caminhada Solidária, este ano resolvemos fazer neste dia para termos mais colaboração, e porque se o objetivo da caminhada é angariar alimentos para uma IPSS, faz sentido que seja logo no início para que as coisas cheguem às pessoas na devida altura. Nesse dia também inauguraremos a iluminação de Natal.

No dia 17, que é o último dia de aulas, ao contrário do que fazíamos nos anos anteriores em que oferecíamos uma prenda, resolvemos, desta vez, fazer um cortejo com  a chegada do Pai Natal para que todas as crianças possam assistir. Concluímos que nos anos anteriores, quando fazíamos a chegada do Pai Natal, praticamente só estavam as crianças da cidade então resolvemos que as crianças que vêm das freguesias também deveriam ter acesso à mesma. Então vamos ter um desfile que culminará aqui no Jardim 1º de Maio. Será a partir das naves até aqui, porque também está frio e algumas crianças são muito pequeninas e não podem andar assim muito, isto obviamente se as condições atmosféricas o permitirem.”

No jardim 1º de maio, que é como quem diz no centro da cidade, a animação será uma constante. Os insufláveis e os trampolins dão o mote para os mais energéticos, mas para quem não abdica de uma boa fotografia, o espelho mágico dará as boas vindas aos visitantes:

“Na parte de cima estarão as atividades que as crianças podem realizar, e na parte de baixo já está a ser montado um presépio que pode ser visitado, que está a cargo da CERCIMAC. Vamos ter a casa do Pai Natal, três tendas, numa delas será o espaço para os diversos ateliers, numa outra será um espaço para pinturas faciais e modelagem de balões e uma outra onde haverá uma espécie de discoteca e também peça de teatro. Para além disso haverá dois insufláveis, um para crianças mais pequenas, outro para maiores, teremos também um trampolim e haverá alguns dias em que vai haver distribuição de algodão doce. Numa das tendas vai haver uma novidade que é o espelho mágico, as crianças depois dos ateliers podem tirar umas fotografias e levar como recordação e com molduras diferentes.”

Mas para quem gosta de ultimar os presentes, também o pode fazer por Macedo, no Mercadinho de Natal. No rol das novidades deste ano surge ainda o I Festival de Sopas e Doces, numa organização da CERCIMAC – Cooperativa De Educação E Reabilitação De Cidadãos Inadaptados:

“Teremos também mercado de natal no fim de semana de 14 e 15, portanto começa sexta-feira e dura os dias 13, 14 e 15. No fim de semana do 7 de dezembro teremos o festival de sopas e doces que é uma iniciativa da CERCIMAC, portanto vão convidar as associações a participar e vão vender sopas. As pessoas compram uma malga e depois podem comer sopas e doces. Em princípio será no Mercado Municipal, que é uma forma de dinamizar o espaço e é uma forma de as pessoas que lá estão a trabalhar poderem participar também. O outro será  semelhante ao mercado de verão, que este ano não se realizou. Virão pessoas de fora e pessoas de Macedo e se o tempo ajudar será na rua, caso contrário talvez seja também no Mercado.”

De fora fica o concurso de presépios das associações, mas haverá uma surpresa no Museu de Arte Sacra, a inaugurar no dia 5 de dezembro:

“Não vai acontecer porque não haverá espaço e também as associações, já no ano passado, referiram ter demasiados presépios e depois não têm espaço para os guardar. Haverá exposição de presépios, mas numa escala menor no Museu de Arte Sacra, portanto teremos  a exposição de presépios realizados pelos utentes da Universidade Sénior, de uma artista de Macedo, e de dois artistas de fora.” 

Ao longo de todo o mês, o Centro Cultural, a Santa Casa da Misericórdia e a Igreja de São Pedro serão também palco de vários concertos alusivos à época.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário