segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Festa da Geografia mirandelense volta a ser organizada 9 anos depois

Roger Teixeira Lopes, um dos mentores da revista “Ouro Virgem”, ligada ao projecto “Terra Olea”, que foi posto em prática em Mirandela e de onde também surgiu a construção do Museu do Azeite e da Oliveira, o primeiro espaço museológico do género a ser criado em Portugal, foi homenageado no regresso da Festa da Geografia à cidade.
“Naturalmente que é justa e acho que toda a cidade e mirandelenses o reconhecem. É um orgulho para nós como família e penso que também é um orgulho para a terra, o nome do meu pai poder estar aqui escrito a letras vermelhas neste auditório”, disse João Lopes, filho do homenageado.

António Monteiro, que conviveu com Roger Teixeira Lopes, acredita que o nome não será esquecido em Mirandela por se tratar de uma figura tão importante em vários projectos que ali foram feitos.

“O Roger está sempre presente em tudo, mesmo na actividade normal da terra. Tudo tem importância, tudo é interessante, e isso foi-nos transmitido muito pela experiência de vida e de conhecimento que o Roger teve”, acrescentou.

A última edição da Festa da Geografia havia sido feita em 2010. O executivo liderado por Júlia Rodrigues voltou, este ano, a organizar o evento e, segundo a presidente da câmara, será para continuar a festa, que este ano aconteceu num formato mais reduzido.

“Julgo que Mirandela deveria assinalar este recomeço da organização da Festa da Geografia com a homenagem a dois mirandelenses importantes e que marcaram, por um lado a geografia, Luciano Cordeiro, e Roger Lopes que esteve sempre associado à organização da Festa da Geografia e trouxe a Mirandela grandes nomes da geografia nacional”, referiu a autarca.


A Festa da Geografia foi retomada, este ano, no fim-de-semana. Além de recordada a vida e obra de Roger Lopes e Luciano Cordeiro, na festa foram abordados temas, como por exemplo, os geoportais do município de Mirandela e fenómenos de geodinâmica externa da terra.



Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário