Por este evento dedicado à temática das cidades e turismo inteligentes, já passaram, desde 2014, mais de 150 oradores nacionais e internacionais, representando municípios, instituições, empresas e o mundo académico. Este ano, segundo Hernâni Dias, o presidente da câmara de Bragança, pretende-se que seja devolvida esperança aos territórios de baixa densidade, que “têm um potencial enorme” para trabalhar o futuro de forma mais “sustentável” e com a “garantia” de que quem aqui se queira fixar tem “progresso” e “sucesso” à sua frente.
Sendo o evento organizado no interior, as periferias, regiões remotas, cidades mais pequenas e distantes dos grandes centros de decisão têm sido tema de discussão para perceber que estes territórios também são motivados para o uso sustentável da tecnologia.
“Será seguramente um dos mais conceituados e importantes eventos a nível nacional e eventualmente internacional”, destaca.
Vítor Pereira, da organização, sublinha que o tema deste ano é também uma tentativa de voltar às origens.
“O facto de colocarmos em destaque esta palavra, significa muito, porque o mundo governado por algoritmos e cada vez mais focado em grandes palavras que vão inundando o nosso espectro mediático, acabamos por ficar um pouco atordoados e há a necessidade de voltar às origens e organizarmos um bocadinho o nosso pensamento e coloca-lo mais próximo da natureza”, frisou.
O evento conta com um painel de oradores reconhecido, como Natalia Olson-Urtecho, nomeada por Barack Obama como Administradora Regional do Atlântico Central da Administração de Pequenas Empresas dos Estados Unidos da América. O Smart Travel acontece no Auditório Paulo Quintela e mantém o lema permanente: “A Inteligência é o Destino”.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário