segunda-feira, 25 de novembro de 2019

“Natal na Prisão” destina-se a angariar bens para distribuir a reclusos em Bragança e Izeda

Há três anos que o Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária em colaboração com a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda organiza a campanha “Natal na Prisão”.
Trata-se da realização de recolhas de bens de maior necessidade para os cerca de 550 reclusos que integram os Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, como explica Rui Magalhães, responsável pelo Serviço Diocesano Pastoral Penitenciária da Diocese Bragança-Miranda:

“Esta campanha consiste na recolha de sabonetes e meias, esse é o grande pedido à comunidade. Depois há instituições que também vão fazer postais de natal para os reclusos, sobretudo instituições com crianças e jovens ou grupos de jovens com mensagens de natal para os reclusos.

Nós antes de fazermos qualquer recolha temos que pedir autorizações aos estabelecimentos prisionais e também pedimos opinião daquilo que será mais necessário. Normalmente o que é mais necessário são precisamente meias e produtos de higiene. O ano passado incidimos mais na parte dos dentes e escovas, este ano para ser diferente vão ser sabonetes e também as meias.”

Este ano, o desafio para a angariação das meias e sabonetes foi feito às dioceses e grupos Cáritas de Bragança, Vimioso, Torre de Moncorvo e Mirandela, mas todos os cidadãos são convidados a ajudar:

“Todos os anos a Cáritas e o Serviço Diocesano lançam o desafio a determinadas comunidades, procuramos que vá a vários locais da diocese. Este ano, em concreto, foi lançado o desafio aqui a Bragança, à Unidade Pastoral Senhora das Graças, ao Santuário de Nossa Senhora das Graças e foi também lançado nos Grupos Cáritas que existe na diocese. Neste caso há o grupo Cáritas de Argozelo, Grupo Cáritas de Torre Dona Chama e Grupo Cáritas de Torre de Moncorvo, ainda que, quem se quiser associar pode sempre participar, e podem depois deixar as coisas na Cáritas Diocesana, Grupos Cáritas ou nas igrejas da cidade de Bragança.”

Uma iniciativa que serve também como forma de sensibilizar a população a “dar uma nova oportunidade” a quem está privado da liberdade:

“Depois quando for recolhido todo o material para a contabilidade, iremos divulgar também os dados e serão oferecidos, como presentes de natal aos reclusos, em Bragança e Izeda nas Eucaristias de Natal. Isto é um presente simbólico, porque nós damos um par ou dois de meias a cada recluso e dois sabonetes, mas o importante deste presente é o simbolismo, ou seja, realmente que eles saibam que a comunidade está disposta a perdoar.”

A campanha termina a 8 de dezembro e todas as meias e sabonetes vão ser embrulhados e entregues como presente de natal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário