Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

“Natal na Prisão” destina-se a angariar bens para distribuir a reclusos em Bragança e Izeda

Há três anos que o Serviço Diocesano da Pastoral Penitenciária em colaboração com a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda organiza a campanha “Natal na Prisão”.
Trata-se da realização de recolhas de bens de maior necessidade para os cerca de 550 reclusos que integram os Estabelecimentos Prisionais de Bragança e de Izeda, como explica Rui Magalhães, responsável pelo Serviço Diocesano Pastoral Penitenciária da Diocese Bragança-Miranda:

“Esta campanha consiste na recolha de sabonetes e meias, esse é o grande pedido à comunidade. Depois há instituições que também vão fazer postais de natal para os reclusos, sobretudo instituições com crianças e jovens ou grupos de jovens com mensagens de natal para os reclusos.

Nós antes de fazermos qualquer recolha temos que pedir autorizações aos estabelecimentos prisionais e também pedimos opinião daquilo que será mais necessário. Normalmente o que é mais necessário são precisamente meias e produtos de higiene. O ano passado incidimos mais na parte dos dentes e escovas, este ano para ser diferente vão ser sabonetes e também as meias.”

Este ano, o desafio para a angariação das meias e sabonetes foi feito às dioceses e grupos Cáritas de Bragança, Vimioso, Torre de Moncorvo e Mirandela, mas todos os cidadãos são convidados a ajudar:

“Todos os anos a Cáritas e o Serviço Diocesano lançam o desafio a determinadas comunidades, procuramos que vá a vários locais da diocese. Este ano, em concreto, foi lançado o desafio aqui a Bragança, à Unidade Pastoral Senhora das Graças, ao Santuário de Nossa Senhora das Graças e foi também lançado nos Grupos Cáritas que existe na diocese. Neste caso há o grupo Cáritas de Argozelo, Grupo Cáritas de Torre Dona Chama e Grupo Cáritas de Torre de Moncorvo, ainda que, quem se quiser associar pode sempre participar, e podem depois deixar as coisas na Cáritas Diocesana, Grupos Cáritas ou nas igrejas da cidade de Bragança.”

Uma iniciativa que serve também como forma de sensibilizar a população a “dar uma nova oportunidade” a quem está privado da liberdade:

“Depois quando for recolhido todo o material para a contabilidade, iremos divulgar também os dados e serão oferecidos, como presentes de natal aos reclusos, em Bragança e Izeda nas Eucaristias de Natal. Isto é um presente simbólico, porque nós damos um par ou dois de meias a cada recluso e dois sabonetes, mas o importante deste presente é o simbolismo, ou seja, realmente que eles saibam que a comunidade está disposta a perdoar.”

A campanha termina a 8 de dezembro e todas as meias e sabonetes vão ser embrulhados e entregues como presente de natal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário