Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Lítio, o petróleo branco de Portugal

Explorar o lítio em larga escala. Sim ou não? Portugal tem oito zonas identificadas onde a prospeção mineira pode ser feita. O lítio é um metal com futuro, já que serve para alimentar baterias, um mercado em crescimento, mas os cuidados estão a ser medidos à luz da sustentabilidade ambiental.
Clica na imagem para aceder ao video

Montalegre e Serra d´Arga, no norte de Portugal, são duas zonas potenciais para a exploração de lítio. Os geólogos alertam para os impactos ambientais, uma vez que a exploração das rochas pegmatíticas pode levar à acidificação da água e do ar.

A exploração de lítio em larga escala é vista como uma oportunidade económica para Portugal, dado o crescimento da indústria de baterias. Mas a extração mineira, que ao que tudo indica será feita a céu aberto, tem sido contestada tanto por populações residentes como por grupos ambientalistas que receiam os prejuízos.

O lítio (LI) é um metal alcalino, pouco denso, que flutua. É de consistência macia, o que permite que seja literalmente cortado à faca. Tem cerca de metade da densidade da água e foi gerado no Big Bang, juntamente com o hidrogénio e o hélio.

Podemos encontrar lítio nos equipamentos eletrónicos portáteis, mas é com a potenciação da indústria dos carros eléctricos que este metal está a dar nas vistas e é olhado por muitos como “o petróleo do século XXI”.

Portugal é o quinto maior produtor mundial, embora as grandes reservas – 75% do total – se encontrem na América Latina (Chile, Argentina e Bolívia) onde o lítio é extraído de lagos salgados.

Sem comentários:

Enviar um comentário