Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Exposição mostra correspondência entre Abade de Baçal e Orlando Ribeiro

A correspondência trocada entre o Abade de Baçal, Francisco Manuel Alves e Orlando Ribeiro, algumas fotografias, mapas e inquéritos encontram-se expostos no Museu do Abade Baçal, em Bragança.
A relação entre o historiador e o geógrafo é o que desperta mais interesse nas pessoas, segundo o coordenador científico da exposição, João Garcia.

“A correspondência poderá interessar muito as pessoas porque está a parte mais pessoal entre eles e o inquérito é sobretudo para os estudiosos de Bragança. A amizade entre estes dois senhores foi importante para se ter uma outra visão de Bragança”, afirmou.

Os documentos encontravam-se na Biblioteca Nacional, no Museu Centro de Estudos Geográficos e no Museu Nacional de Arqueologia. “Baçal Segundo o seu Abade” é o nome da exposição, e segundo Amândio Felício, director do museu, no total estão expostos 40 documentos oficiais.

“É apresentado um conjunto de documentação original que nos remete para essa viagem, não apenas a correspondência trocada no âmbito da preparação da viagem, como alguns exemplares de cadernos de campo do próprio Orlando Ribeiro que descrevia e desenhava alguns pormenores”, explicou.

 A exposição “Baçal Segundo o seu Abade” estará patente no Museu do Abade Baçal até dia 26 de Janeiro e depois será levada para Mirandela, onde ficará em exibição até Abril. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário