terça-feira, 26 de novembro de 2019

José Rodrigues – Homenagem à Indústria da Seda (2004)

Homenagem à Indústria da Seda (2004).
Autoria: José Rodrigues
O Largo Lucien Guerch foi o local escolhido para a implantação da escultura de José Rodrigues conhecida por Homenagem à Indústria da Seda ou Monumento ao Tecelão, ou ainda simplesmente por Tear. A encomenda da obra, inserida no contexto do Programa Polis, comprova uma postura muito interessante por parte da Autarquia de intervenção urbana e de valorização estética dos espaços públicos. A colocação da escultura neste lugar específico tem uma ligação óbvia à Casa da Seda, uma das poucas estruturas sobreviventes (antigo moinho recuperado no Rio Fervença) daquela que foi, durante séculos, a principal atividade industrial que tanta prosperidade trouxe à região.
As palavras do artista introduzem-nos de imediato ao significado da obra, a partir do tema proposto, “o Tear agora transformado em escultura que se projeta no espaço”. “Neste tear as cordas não são de lã, a nossa tecedeira com os dedos toca nos fios como se se tratasse de um instrumento musical, projetando assim no espaço a memória de uma profissão muito antiga, fundamental na economia trasmontana”.
Apresentando não uma, mas duas estruturas interligadas pelo significado, embora colocadas em planos distintos, o artista, através do tear e da sua teia de arames/fios que sugerem sons ritmados que nos conduzem ao trabalho da tecedeira, lembra-nos, de alguma forma, a tocadora de harpa e a melodia perdida no espaço e no tempo. A mensagem imagética que nos é transmitida remete-nos para um passado longínquo, mas que se quer próximo, onde a figura feminina, com as mãos no regaço e o olhar perdido no horizonte, nos faz desejar o regresso desse mundo perdido, onde o barulho da água e o som dos teares eram uma vivência real das gentes da região.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário