sábado, 30 de novembro de 2019

Novembro pela Floresta: bolotas de carvalho-negral centenário e de sobreiro já estão a germinar e vão fazer crescer floresta autóctone

A atividade Novembro pela Floresta - Voluntariado pela Floresta Autóctone organizada pela Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural decorreu no dia 16 de novembro e promoveu a recolha de bolotas de sobreiro (Quercus suber) e de carvalho-negral (Quercus pyrenaica).
Carvalho-negral centenário. Apanha de bolotas. Fotografia Palombar.
Na "Missão Quercíneas", os/as nove voluntários/as que participaram nesta atividade puseram mãos à terra e apanharam centenas de bolotas de um carvalho-negral centenário localizado em Caçarelhos (Vimioso) e de sobreiros localizados no Sítio Minas de Santo Adrião (Vimioso/Miranda do Douro), integrado na Rede Natura 2000. As quercíneas são árvores ou arbustos do género Quercus, como o carvalho, a azinheira e o sobreiro, os quais integram a nossa floresta autóctone.
Grupo de voluntários/as. Fotografia Armazém da Bolota.
O Armazém da Bolota, um projeto que tem como objetivo a valorização económica da bolota de várias espécies de carvalhos, também marcou presença nesta atividade, tendo partilhado conhecimentos sobre usos antigos das bolotas e destacado a importância de valorizar este recurso natural. 


Do total de bolotas recolhidas, já plantámos 753 sobreiros e 162 carvalhos, que irão germinar, crescer e fazer renascer a floresta autóctone no nosso país.
Bolotas semeadas. Fotografia Palombar.
A floresta autóctone, essencial à manutenção da biodiversidade, tem perdido espaço no território nacional nas últimas décadas, nomeadamente no Nordeste Transmontano. Para fazer face a esta tendência, a Palombar tem vindo a dedicar-se à sua recuperação, através de diversas ações, como a atividade Novembro pela Floresta, com o objetivo de garantir, desta forma, não só o desenvolvimento das árvores, mas também o equilíbrio de toda a vida que estas suportam.
Apanha de bolotas. Fotografia Armazém da Bolota.
O QUE SÃO AS ÁRVORES AUTÓCTONES E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?
As árvores autóctones são árvores originárias do próprio território. Assim, a floresta autóctone portuguesa é toda a floresta formada por árvores originárias do nosso país. Carvalhos, medronheiros, castanheiros, azinheiras e sobreiros são exemplos de algumas árvores autóctones de Portugal.

As florestas autóctones estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, sendo mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas.

São também importantes lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies de animais autóctones que estão em risco de extinção; ajudam ainda a manter a fertilidade do solo e o equilíbrio biológico das paisagens.

As florestas autóctones são fundamentais para regular melhor o ciclo hidrológico e a qualidade da água e, apesar de registarem um crescimento mais lento, quando bem desenvolvidas, são normalmente mais resistentes aos incêndios florestais.


As florestas autóctones são, por isso, essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas locais!
Apanha de bolotas. Fotografia Armazém da Bolota.
Bolota. Fotografia Armazém da Bolota.

Sem comentários:

Enviar um comentário