sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Greve encerra escolas em Bragança

Hoje é dia de greve nas escolas. Em Bragança, no Agrupamento Emídio Garcia não há aulas na escola sede, nem no centro escolar da Sé. No entanto, a escola básica Paulo Quintela está a funcionar.
As duas escolas do agrupamento Abade Baçal na cidade não abriram hoje.

No agrupamento de escolas Miguel Torga a escola sede está encerrada, mas no centro escolar de Santa Maria há aulas.

Segundo fonte sindical, também em Vila Flor, Carrazeda de Ansiães e algumas escolas de Mirandela estão hoje encerradas.

O protesto nacional foi marcado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, ao qual se associou o Sindicato de Todos os Professores (STOP), esperando as estruturas sindicais grande adesão. A falta de funcionários e professores e o pedido de valorização das carreiras são algumas das reivindicações.

A greve foi marcada para contestar a falta de funcionários. A Federação critica o rácio de funcionários por aluno atualmente em vigor, que é de um para 48; está ainda contra a transferência de competências para as autarquias e exige a "dignificação da carreira", nomeadamente através de aumentos salariais.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais exige ainda a integração dos actuais trabalhadores precários e considera que no total do país é preciso contratar mais 6000 trabalhadores.

No caso do STOP, para além da falta de funcionários e professores, protestam ainda contra o amianto e violência nas escolas.

Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário