Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Município de Vimioso com 11,3 milhões de euros para 2020

O Plano e Orçamento do município de Vimioso para 2020 terá uma dotação financeira de cerca de 11,3 milhões de euros e foi aprovado em reunião de executivo, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.
"O orçamento para 2020 terá menos 700 mil euros em relação a 2019. Os grandes objetivos passam por concretizar um conjunto de empreitadas que estão em curso ou previstas para o concelho, no próximo ano", disse Jorge Fidalgo (PSD).

O autarca social-democrata destacou, como exemplo, obras de reabilitação urbana, a construção de uma central de camionagem, a conclusão das obras de requalificação do edifício da câmara e o investimento nas freguesias e uniões de freguesias, tendo em vista a dinamização da economia local.

Na área da educação, o destaque passa pela requalificação da escola EB2 e arranjo da área envolvente, transportes dos alunos ou pagamento de propinas a estudante do ensino superior.

Jorge Fidalgo comprometeu-se a continuar com "uma política muita ativa" de apoios "aos mais desfavorecidos do concelho", em áreas como saúde, ou o bem-estar da população.

No campo dos impostos, o município de Vimioso não aplica a Derrama. A taxa cobrada de IRS é de 0,5% que é aplicada, totalmente, nas funções sociais. No que respeita ao IMI, manteve-se a taxa municipal quer para prédios rústicos quer para urbanos.

Por seu lado, o vereador do Partido Socialista (PS), Jorge Fernandes, disse que o Plano e Orçamento "contempla um aumento significativo, com enfoque, nas despesas com pessoal".

Os eleitos pelo PS na Câmara de Vimioso realçam que "há uma percentagem significava com as despesas correntes da autarquia, que se situam em 67.6% do total do orçamento".

"Os nossos votos de abstenção vão ao encontro do pouco investimento nas questões económica e desenvolvimento rural efetuado no concelho. Não existe um conjunto de medidas articuladas para os próximos dois anos", vincou Jorge Fernandes.

O Plano e Orçamento do município de Vimioso, no distrito de Bragança, foi aprovado em sede de executivo municipal, no dia 31 de outubro e discutido na reunião de dia 05.

O executivo municipal de Vimioso é constituído por três eleitos PSD e dois eleitos pelo PS. A Assembleia Municipal de Vimioso é de maioria social-democrata. O Plano e Orçamento vai ser levado a Assembleia Municipal no final do próximo mês de dezembro para discussão e votação.

Vimioso é um concelho rural, composto por 10 freguesias e uniões de freguesia, com uma população de 4.500 habitantes.
Foto: Fatima Malheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário