Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

O dia em que tudo convergiu para que desfrutássemos ao máximo da riqueza natural, paisagística e humana da ZPE Rios Sabor e Maçãs

Há dias únicos em que tudo se conjuga numa fusão de experiências e partilhas que ficarão na memória.
A última atividade do Ciclo À Descoberta do Nordeste Transmontano promovido pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural realizou-se no dia 2 de novembro, em território da Zona de Proteção Especial (ZPE) Rios Sabor e Maçãs, área da Rede Natura 2000, em Junqueira (Vimioso).
Grupo que participou na atividade. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Neste dia, tudo convergiu para que desfrutássemos ao máximo da riqueza natural, paisagística e humana da região. Até a chuva deu tréguas e o vento soprou fraco, como se a própria Natureza estivesse também ela de braços abertos para nos receber numa atmosfera acolhedora...


Com ponto de encontro marcado no centro de Junqueira, onde fomos carinhosamente recebidos pela população local, e de onde partimos para desbravar o território, a caminhada começou ao ritmo dos carinhosos e simpáticos Burros de Miranda, Atenor e Lourenço, nossos astutos companheiros de viagem, e seguiu pelas sendas, montes e vales adentro... 
Centro de Junqueira. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Rumo à descoberta. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Durante a caminhada, que contou com a participação de 28 pessoas, entre as quais três belgas, explorámos o território, com um horizonte sem fim e onde as fragas se impõem a compor a geometria singular da região; desvendámos a paisagem pintada pelo mosaico agro-silvo-pastoril e serpenteada pelos rios Maçãs e Sabor; observámos a fauna e a flora locais, ouvimos inúmeras histórias contadas pelo sr. Fernando, caminhámos juntamente com um rebando composto sobretudo por cabras da raça serrana autóctone, do pastor António, a quem nos juntámos, e ainda apanhámos azedas e cogumelos.
Observação de aves. Fotografia Uliana de Castro/Palombar
Um rebanho de cabras serranas cruzou o nosso caminho… Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
O ponto onde o rio Maçãs se une ao rio Sabor, num balanço de águas tangidas pelo vento e ladeadas por pedras de texturas e formas infinitas, foi o local escolhido para o nosso repasto e descanso. 
Pausa para o repasto e descanso. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
À tarde, continuámos a subir e a descer montes e vales, ora a um ritmo mais lento, ora mais rápido, mas sempre a respirar um ar de uma pureza única, com aromas de terra fresca, frutos silvestres e pedra molhada...
Por sendas, montes e vales… Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
No total, registámos 44 espécies de aves, entre as quais se destacam: águia-real (Aquila chrysaetos), grifo (Gyps fulvus), milhafre-real (Milvus milvus), águia-perdigueira (Aquila fasciata), gavião (Accipiter nisus), melro-azul (Monticola solitarius), ferreirinha (Prunella modularis), bico-grossudo (Coccothraustes coccothraustes) e lugre (Spinus spinus). Poderá ver a lista completa de aves observadas em ebird.org/checklist/S61114553.
Observação de aves. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Rio Sabor. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Os mamíferos silvestres identificados através de indícios de presença foram: raposa (Vulpes vulpes), fuinha (Martes foina), corço (Capreolus capreolus) e javali (Sus scrofa). 

Também observámos duas espécies de répteis: cobra-de-água-de-colar (Natrix astreptophora) e cobra-de-escada (Rhinechis scalaris).

No final da tarde, comemos deliciosas castanhas, pão com febra e vinho, ao som da gaita de foles, num momento de convívio muito especial proporcionado pela Junta de Freguesia de Matela, em que todos se reuniram no centro da aldeia de Junqueira para fazer aquilo que melhor define a natureza humana: estarmos juntos, comunicarmos, partilharmos experiências... foi um dia pleno!

Esta atividade foi realizada em parceira com a AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Matela e do Município de Vimioso.

Nesta atividade, os guias da Palombar foram Luís Queirós, Luís Ribeiro e João Santos e da AEPGA Emanuel Catarino. Os guia locais foram o sr. Fernando, o sr. Ramiro e o sr. Durvalino (Junta de Freguesia de Matela). 


Fazemos um agradecimento especial ao sr. Mário Ramos, representante da rede Junqueira Atalaia, pelo seu envolvimento e interesse demonstrado no trabalho que a Palombar desenvolve.
Grupo musical. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar
Castanhas. Fotografia Gaëlle Carvalho/Palombar

Sem comentários:

Enviar um comentário