Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de novembro de 2019

UNESCO deu avaliação positiva à candidatura dos Caretos de Podence a Património Imaterial da Humanidade

A candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade foi considerada "exemplar" pela UNESCO, num reconhecimento "raro", anunciou esta sexta-feira o embaixador António Sampaio da Nóvoa.
A decisão final só será conhecida em dezembro, uma vez que cabe a um comité independente, apesar de a UNESCO tutelar as manifestações culturais consideradas como Património Imaterial da Humanidade.
A candidatura foi apresentada em março de 2018 e tem como promotor o Município de Macedo de Cavaleiros, em colaboração com a Associação dos Caretos de Podence.
De Portugal na lista de Património Imaterial já constam o Fado, o Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os chamados “Bonecos de Estremoz”.
Também a arte chocalheira portuguesa está inscrita desde 2015 no Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário