Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Livro sobre património imaterial da humanidade apresentado em Miranda do Douro

O património cultural imaterial constitui a memória local das populações e de cada região. No entanto, não está a ser valorizado como deveria, segundo o antropólogo Luís Marques.
Ainda assim, o também professor admite que a sociedade, ultimamente, já começa a reconhecer a importância do património imaterial. “As populações, os representantes, câmaras municipais e outras entidades começam a dar cada vez mais atenção a esse património, claro que eu desejaria que fosse muito mais”, sublinhou.

Luís Marques já escrevia e publicava artigos sobre o património imaterial, desde que começou a sua pesquisa nos anos 90, mas foi na passada sexta-feira que apresentou o livro “Património Cultural Imaterial- O Olhar Antropológico”. Um repositório de informação que pode ser útil para quem se interesse pelo assunto.

“O livro está concebido no sentido de ajudar a compreender a importância do património imaterial e sobretudo a sua importância como uma unidade enquanto património cultural, mas nas duas vertentes, incluindo também o património material, que não se anulam mas que se complementam”, acrescentou.

No livro estão ainda registados alguns exemplos de património ancestral.

O livro “Património Cultural Imaterial- O Olhar Antropológico”, do antropólogo Luís Marques, foi apresentado na Biblioteca Municipal António Maria Mourinho, em Miranda do Douro. 


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário