Os funcionários de ambas as empresas, em Bragança, a Rodonorte e a Rede Expressos, não quiseram prestar declarações gravadas sobre a parceria mas garantem que há mais viagens e que seria esse o objectivo. Contudo, há quem não diga o mesmo. Ricardo Rocha, que viaja entre Bragança e Amarante, queixa-se que há menos autocarros directos.
“Ao domingo, normalmente, quando era Rodonorte costumava haver mais autocarros directos. A agora só há um que, basicamente, a meio da semana já está cheio”, conta o estudante.
Helena Marques também viaja entre Bragança e Amarante e relata o mesmo problema e assume que têm existido diversos atrasos. “O preço do bilhete subiu 60 cêntimos, agora é 12,60 euros. Antes era mais fácil, não havia tanta confusão. Estão a preencher os autocarros e depois quem quiser vai noutro porque não tirou bilhete a tempo. Eu ia no autocarro das 14h e como não tinha bilhete vou ter que ir no das 14h30, isso é um bocado inconveniente”, relatou a jovem.
Mariana Costa, que viaja entre Bragança e Guimarães, garante que anteriormente havia mais horários e que os preços dos bilhetes subiram. “Autocarros até há mais mas vão a mais sítios, há menos directos. Antes tentava ir naqueles que iam até Vila Real e depois para Amarante mas agora param em Macedo, Mirandela, às vezes Murça, o que causa mais transtornos”, explicou
Ao que se conseguiu apurar, com esta parceria os preços para despachar encomendas subiram. Rui Santos, de uma óptica com representação em vários pontos dos distritos de Bragança e Vila Real, que despacha encomendas diariamente, fala em “subida abrupta” de preços. “O aumento é obsceno, uma encomenda que custava três euros, no máximo, custa agora cinco”, refere.
Elisabete Ferreira, de uma padaria do concelho de Bragança, relata que o preço chegou mesmo a duplicar. “Duas encomendas tiveram de ir para Lisboa por outra via, porque o cliente não consegue suportar, o preço do transporte acaba por ser superior que o próprio produto. Uma encomenda que custava cerca de 20 euros custa agora o dobro e isso chega a encarecer o preço do produto”, afirmou.
Quem agora tentar consultar horários no site da Rodonorte é remetido para a página da Rede Expressos. Quanto à compra de bilhetes on-line também já é apenas feita através da Rede Expressos.
O acordo entre as duas empresas foi anunciado no fim do mês passado.
Contactamos os responsáveis da empresa Rodonorte que não quiseram prestar declarações gravadas sobre este assunto.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário