Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Vai nascer uma rota enoturística do Douro, da nascente à foz

O Porto e Norte de Portugal e a região de Castela e Leão (Espanha) anunciaram esta terça-feira que vão criar um mapa dos recursos turísticos, uma rota enoturística e uma carta de vinhos do Douro para promoção conjunta da região. 

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) reuniu-se, no Porto, com o Turismo da região autonómica espanhola de Castela e Leão, para preparar acções conjuntas de promoção do destino Douro a curto, médio e longo prazo.

As duas entidades turísticas decidiram também que, a médio prazo, pretendem elaborar um “inventário dos recursos turísticos do Douro”, criar uma “marca turística conjunta” do território, “organizar um evento tendo o vinho como fio condutor” e “criar uma rota enoturística”. Para médio e longo prazo foi também assinalada a importância económica e de combate à desertificação que a reactivação da ligação ferroviária internacional entre o Porto e Salamanca poderia ter para ambas as regiões.
Elaborar um calendário de eventos transfronteiriços de interesse turístico para o público em geral, bem como gizar um calendário de promoção nacional e internacional do destino Douro para fomentar os negócios entre empresários entre Norte de Portugal e Castela e Leão fazem também parte do plano de promoção conjunto. “O mais importante é esta vontade de podermos fazer uma promoção internacional deste território e também permitirmos que, do lado de Castela e Leão, possam fazer a activação da sua marca nos nossos eventos, mas também permitindo eles, nos eventos do lado espanhol, que o Porto e Norte possa activar a sua marca”, declarou o presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, referindo que Espanha é o “primeiro mercado emissor de turistas” para o Norte.

A presidente do Turismo de Castela e Leão, Estrela Torrecilla, reforçou, por seu turno, a importância do rio Douro como um “laço de união” entre as duas regiões e que passa por cinco das nove províncias de Castela e Leão, atravessando um território “muito variado até chegar ao Porto”. “Trata-se do rio com mais vinhos premiados do mundo e com mais património da UNESCO do mundo” disse, frisando que as duas regiões de turismo têm de “valorizar” em comum aquele recurso natural para conquistar uma “visibilidade ao nível nacional e internacional”.
O presidente Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Fernando Freire de Sousa, que participou na reunião entre a TPNP e o Turismo de Castela e Leão, frisou que o encontro serve também para sinalizar que é tempo para um desenvolvimento das relações entre o Norte de Portugal e Castela e Leão “mais organizado”, como é a “relação estabelecida com quase 30 anos entre o Norte de Portugal a Galiza”.

Sem comentários:

Enviar um comentário