segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Projecto "Histórias da Ajudaris" ajuda famílias carenciadas

Ajudar famílias carenciadas é um dos propósitos do projecto “Histórias da Ajudaris”.
O plano surgiu em 2009 e consiste na elaboração de um livro, do qual fazem parte histórias escritas por crianças, em que a sua venda reverte a favor de famílias apoiadas pela Ajudaris.

“Cada livro é vendido a cinco euros e reverte para a continuação do projecto, uma vez que não é financiado com subsídios estatais, e para o apoio a crianças e famílias carenciadas sinalizadas por escolas”, explicou a directora da instituição, Rosa Mendes, acrescentando que, neste momento, ajudam cerca de setenta famílias nos vários projectos sociais da Ajudaris.

Este sábado, o livro foi apresentado pelas crianças autoras das histórias, no agrupamento Emídio Garcia, em Bragança. Ramiro Pires é um dos ilustradores que se aliou à causa e explicou que o mais difícil é conseguir fazer jus à imaginação dos mais pequenos.

“É sempre difícil desenhar para crianças, porque elas têm uma imaginação fértil e nas suas histórias, que são muito bem engendradas, temos que tentar encontrar a essência dos textos delas e conseguir chegar onde elas querem”, referiu.

O cariz solidário associado à elaboração do livro é a principal razão que leva os colaboradores a fazerem parte da iniciativa. O ilustrador José Amaro participa há seis anos e disse que não poderia ficar indiferente a esta causa.

Formar desde cedo os mais novos para a solidariedade é outro dos propósitos da iniciativa.

“É abraçar um projecto solidário com todo o coração, onde as crianças e as famílias são envolvidas. É um gosto sermos solidários. E como achamos que é desde pequeninos se deve começar com pequenos gestos a crescer, esta missão faz todo o sentido”, salientou Leonor Brilhante, educadora de infância do agrupamento Abade Baçal.

O projecto “Histórias Ajudaris” conta com a colaboração de cerca de 40 mil pessoas de todo o país, nomeadamente professores, ilustradores e universidades. Neste livro participaram mais de mil escolas.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário