Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Projecto "Histórias da Ajudaris" ajuda famílias carenciadas

Ajudar famílias carenciadas é um dos propósitos do projecto “Histórias da Ajudaris”.
O plano surgiu em 2009 e consiste na elaboração de um livro, do qual fazem parte histórias escritas por crianças, em que a sua venda reverte a favor de famílias apoiadas pela Ajudaris.

“Cada livro é vendido a cinco euros e reverte para a continuação do projecto, uma vez que não é financiado com subsídios estatais, e para o apoio a crianças e famílias carenciadas sinalizadas por escolas”, explicou a directora da instituição, Rosa Mendes, acrescentando que, neste momento, ajudam cerca de setenta famílias nos vários projectos sociais da Ajudaris.

Este sábado, o livro foi apresentado pelas crianças autoras das histórias, no agrupamento Emídio Garcia, em Bragança. Ramiro Pires é um dos ilustradores que se aliou à causa e explicou que o mais difícil é conseguir fazer jus à imaginação dos mais pequenos.

“É sempre difícil desenhar para crianças, porque elas têm uma imaginação fértil e nas suas histórias, que são muito bem engendradas, temos que tentar encontrar a essência dos textos delas e conseguir chegar onde elas querem”, referiu.

O cariz solidário associado à elaboração do livro é a principal razão que leva os colaboradores a fazerem parte da iniciativa. O ilustrador José Amaro participa há seis anos e disse que não poderia ficar indiferente a esta causa.

Formar desde cedo os mais novos para a solidariedade é outro dos propósitos da iniciativa.

“É abraçar um projecto solidário com todo o coração, onde as crianças e as famílias são envolvidas. É um gosto sermos solidários. E como achamos que é desde pequeninos se deve começar com pequenos gestos a crescer, esta missão faz todo o sentido”, salientou Leonor Brilhante, educadora de infância do agrupamento Abade Baçal.

O projecto “Histórias Ajudaris” conta com a colaboração de cerca de 40 mil pessoas de todo o país, nomeadamente professores, ilustradores e universidades. Neste livro participaram mais de mil escolas.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário