sábado, 25 de janeiro de 2020

Resgate de Burra de Miranda na aldeia de Paradela

No dia 13 de janeiro, a AEPGA foi chamada à aldeia de Paradela (concelho de Miranda do Douro) para resgatar Mona, uma Burra de Miranda com 23 anos de trabalho na agricultura. Já reformada, depois de uma longa vida de labor, Mona sofria agora de tendinites nos dois membros posteriores, causadas por um acidente que sofreu há algum tempo, ao ficar com a pata posterior esquerda presa numa corda.

Tendo danificado os tendões, passou a compensar a fragilidade dessa pata fazendo o esforço recair na pata posterior direita, provocando lesões nos dois membros que lhe estavam a impedir uma normal e saudável locomoção.
A avaliação veterinária concluiu que, além das tendinites e de um histórico de pneumonias, Mona apresenta artroses nos dois membros dianteiros.

Face a estas maleitas, decidiu-se que a burra seria entregue aos cuidados do Centro de Acolhimento do Burro (CAB). Recebida por muitos olhares curiosos e rodares de orelhas asininas, podemos dizer que foi bem acolhida no CAB, onde irá encontrar a sua nova casa e novos companheiros com quem poderá partilhar as histórias e peripécias que viveu no Planalto Mirandês.



Sem comentários:

Enviar um comentário