quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Até domingo pode degustar o típico javali em vários restaurantes do concelho macedense

De hoje até domingo, e no âmbito XXIV Feira da Caça e Turismo e XXVI Festa dos Caçadores do Norte, decorre por Macedo de Cavaleiros a VII Rota Gastronómica do Javali.
A ideia da rota surgiu em 2013, um ano após ser criada a Confraria do Javali na cidade macedense. Um grupo de amigos, que eventualmente se reunia para degustar esta iguaria, achou que faltava visibilidade a este prato. Aliar uma rota gastronómica a uma das feiras cinegéticas do país com maior sucesso poderia trazer mais visitantes à cidade.

António Silva, grão-mestre da Confraria do Javali, conta mais sobre esta história:

“À semelhança do que fazíamos antes de sermos confrades, ou seja reunir para degustar o prato de javali, pensámos em criar algo que pudesse ser uma mais-valia para a região. Surgiu a ideia da Rota Gastronómica do Javali e em inseri-la no certame da Feira da Caça. Seria uma forma de trazer mais dinamismo à cidade e ao concelho.”

O típico javali estufado no pote continua a ser a escolha mais recorrente dos amantes deste prato. Ainda assim, a originalidade na sua confeção e empratamento é um dos grandes desafios deixados aos restaurantes aderentes:

“Queremos sempre que fique no ar o desafio aos restaurantes de desenvolverem a receita do javali, deixando para trás o estufado no pote, que acaba por ser a referência da região. É uma forma de criar desafios para que se aperfeiçoem na produção de novos menus e até na forma de empratar. Tentamos levar o nome da cidade mais longe e que ela seja designada por capital da caça também em termos gastronómicos.”

Quanto à confeção de um dos pratos de caça mais antigos, dizem, os experientes na matéria, que o truque está no tempero.

Vera Rocha, proprietária de um restaurante que participa nesta rota desde o seu início, levanta o véu aos ingredientes base na hora da preparação:

“Esta é a altura em que mais se procura o javali. Cozinhado no pote e acompanhado com batata cozida e grelos continua a ser a grande opção de quem quer provar a iguaria.

Quanto à confeção, essa tem alguns segredos. Vai no pote com azeite caseiro e alho e um bocadinho de whisky. Depois acrescentamos uns pós mágicos. É importante que seja lavado em várias águas por causa do sangue e depois fica de molho durante algum tempo.” 

Até domingo, pode sentar-se à mesa e apreciar um dos menus mais aguardados por quem visita Macedo de Cavaleiros nestes dias.

Há 19 restaurantes aderentes a esta Rota Gastronómica do Javali, organizada pela Confraria do Javali, o Município Macedense e o Geopark Terras de Cavaleiros.


Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário