O certame junta países da lusofonia numa espécie de mostra de culturas e conhecimento, que vai contar com vários momentos de animação, dos quais os Caretos também são protagonistas.
António Carneiro, presidente do grupo, diz que com esta presença vão levar a identidade da tradição ao festival:
“O convite surgiu através de uma associação portuguesa, radicada naquela zona, e através da câmara da vila de Crosne, lançaram-nos este desafio.
Vamos participar logo no primeiro dia, e no sábado e domingo faremos também uma performance da tradição e dos rituais dos caretos.
Com esta participação vamos levar a nossa identidade que há bem pouco tempo entrou na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, e é esse com essa atenção que temos de seguir o nosso caminho.”
E é nessa região de França que está a grande maioria dos emigrantes da aldeia de Podence:
“90% dos emigrantes de Podence estão nessa zona e acho que vai ser uma grande festa. Está tudo com grandes expectativas para nos receber, sendo que depois os caretos voltam lá 20 dias depois.”
António Carneiro deixa ainda saber que, em breve, vão estar também presentes nas comemorações do Dia Nacional da Língua Portuguesa, promovidas pela UNESCO:
“Vai haver outro convite que já foi endereçado para ir a Paris e vai acontecer no dia 5 de maio. Vamos estar a representar Portugal, através da UNESCO, na efeméride do Dia Nacional da Língua Portuguesa. É uma grande honra sermos os primeiros a estar presentes. Além dos caretos, também estará o representante da Morna e do Brasil, que também esteve em Bogotá.”
Os Caretos de Podence parte amanhã para França e vão participar num jantar solidário que reverte a favor de duas associações de ajuda infantil.
Foto: Caretos de Podence (página Facebook)
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário