Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Municípios espanhóis exigem construção da auto-estrada que ligue Zamora à fronteira portuguesa

Os municípios espanhóis das comarcas de Aliste, Alba e Tierra del Pan, tomam posição para exigir a construção da auto-estrada que deverá ligar Zamora à fronteira portuguesa.
Será assim pedido ao Governo espanhol e ao Ministro dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, que, de forma definitiva, se aborde a conversão da nacional 122 em auto-estrada. Foi este o resultado de uma reunião que juntou, em Alcanices, vários presidentes dos municípios interessados na construção.

“Já estamos fartos dos acidentes no tramo da nacional 122. Passar por esta estrada é um suplicio, o transito de camiões é muito grande. Tem que haver um compromisso sério e firme do estado Espanhol para que a auto-estrada se torne realidade. Vamos enviar cartas para a comissão europeia e para o ministro. Queremos que Pedro Sanchez passe por aqui para comprovar os perigos desta estrada”, disse Vanessa Mezquita, alcaldesa de San Vitero e responsável pela realização da reunião.

Vanessa Mezquita mostrou-se também descontente com o dinheiro que tem sido gasto com estudos de impacto ambiental, já que até agora ainda não se chegou a lado nenhum.

Em Alcanices a estrada nacional passa pelo meio da povoação. Jesús Lorenzo, presidente do município, frisou que a situação é um verdadeiro perigo para as pessoas que frequentam as ruas nas suas rotinas diárias.

“Se alguém necessita é Alcanices. Temos esta passadeira, andamos todos os dias para baixo e para cima e este é o único ponto que temos para passar. Já houve aqui quatro atropelamentos nesta passadeira. Não temos sequer um semáforo”, disse.

Luis Alonso é presidente de Muelas del Pan, o município onde os acidentes rodoviários mataram mais gente. Segundo o autarca, a auto-estrada, além de reduzir este problema, criaria uma boa relação económica com Portugal.

“Esta é a zona que, por desgraça, tem havido mais acidentes mortais. Preocupação é segurança. Também é a zona mais despovoada de Zamora e uma boa comunicação com os nossos vizinhos portugueses vai beneficiar uma boa economia”, explicou.

Do lado português, na reunião, esteve o presidente da câmara de Miranda do Douro. Artur Nunes disse querer fazer parte da solução de um problema que é de todos e espera que o Governo espanhol faça o seu papel.

“Acho que olhando para Portugal e olhando para a Península Ibérica, devem olhar para nós como exemplo de um compromisso do lado português, que nós estamos à espera que os espanhóis também cumpram o compromisso de ligar Portugal a Espanha, através da A11, para que não se continuem a dar estes acidentes e penso que é justo criar-se esta A11 e fazê-la definitivamente”, acrescentou.

A recolha de assinaturas, para que a auto-estrada seja uma realidade, foi uma das várias propostas discutidas, numa reunião que pôs em contacto presidentes e utilizadores do traçado e onde muito se ouviu que tudo continua como estava há 20 anos.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

1 comentário:

  1. Divulguei nas páginas pessoal e, entre outras, dos 23 grupos da Rede Atalaia e subscrevi a petição da "alcaldesa de San Vitero" que pede a inscrição de verbas no Orçamento do Estado Espanhol de 2020 destinadas à construção da A11, a autovia entre Zamora e Quintanilha que, para além da rapidez e comodidade poderá proporcionar, acima de tudo, maior segurança daos residentes, naturais e, sobretudo aos emigrantes de ambos os lados da fronteira, potenciais utentes da mesma. Sugiro que faça o mesmo.

    ResponderEliminar