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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Manuel Barroco – Homenagem aos Mascarados (2009)

A segunda obra de Manuel Barroco em Bragança, inaugurada em 2009, seria designada por Monumento aos Mascarados, destinando-se a ser implantada no cruzamento da Via Circular Interna com a Avenida das Forças Armadas.

Homenagem aos Mascarados (2009). Autoria: Manuel Barroco

Dois anos antes, na mesma reunião em que apresentara a proposta para a execução do Monumento ao Cão de Gado Trasmontano, o Presidente da Câmara fê-lo igualmente para a feitura de um elemento escultórico alusivo aos Mascarados, “dada a importância da ‘Máscara’ e ‘Mascarados’ nas tradições, usos e costumes das populações rurais do Concelho”. “O projeto Máscaras tem como objetivo ajudar a promover a identidade e a cultura do povo desta região de fronteira, unido por milénios de história. As festas de Inverno, associadas às Máscaras, incluem rituais milenares transmitidos de geração em geração, assegurando o diálogo entre o presente e o passado que pela expressão, força e dimensão merecem lugar de destaque devendo ser reconhecidas como festas de interesse turístico regional”. Como vemos, o seu processo de adjudicação teve trâmites similares àqueles que foram observados para o Monumento ao Cão de Gado Trasmontano.
Na memória descritiva apresentada pelo artista, é referida a forma como foi concebido o monumento: duas figuras de mascarados e um conjunto de nove blocos de granito que serve de base a outras tantas máscaras, com inscrições em bronze, representando as localidades do Concelho de Bragança “com costumes dos mascarados”.
Ao comentar a sua obra, o escultor recorda: “Na sua maioria, são réplicas de máscaras do Concelho de Bragança, mas lembrei-me de também contemplar um Careto de Espanha, que é a figura com um traje de palha […] Apesar de ser da região e conhecer estas figuras desde a minha infância […] fui a diversas localidades portuguesas e espanholas para ficar a par do simbolismo e representatividade de cada peça".

Manuel Barroco, visando uma leitura rápida por parte do espectador, optou por uma composição essencialmente figurativa, dando particular relevo à postura dos dois elementos centrais e ao cromatismo forte, fazendo referências diretas às povoações onde a persiste a tradição dos Mascarados. O grupo escultórico é organizado de forma simples, mas recuperando um esquema geométrico que muito tem a ver com um formulário ancestral: um círculo formado por blocos de granito que servem de base às máscaras, rodeando as duas figuras centrais, que estão colocadas num plano superior, permitindo-se assim a visualização de todos os componentes escultóricos.

Título: Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)
Edição: Câmara Municipal de Bragança
Investigação: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Coordenação: Fernando de Sousa

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