quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Tese de mestrado sobre o bem-estar dos asininos do Nordeste de Portugal

No final de janeiro, Zélia Cruz apresentou na UTAD, a sua tese de mestrado integrado em medicina veterinária, intitulada “Avaliação do bem-estar dos asininos no Nordeste de Portugal”. 

Feita sobre a orientação do Professor Miguel Quaresma, a tese baseou-se em quatro princípios de bem-estar asinino: abrigo adequado, correta alimentação, bom estado de saúde e comportamento natural da espécie, com o objectivo de identificar problemas existentes, para melhor compreender, tratar e prevenir em situações futuras, bem como de analisar o rácio entre machos e fêmeas. Estes parâmetros foram avaliados durantes os anos de 2018 e 2019, no seguimento da Campanha de Sanidade e Bem-estar realizada pela AEPGA.
A tese de Zélia Cruz observou que, embora tenham sido detetados alguns problemas, a maior parte dos burros do Nordeste Transmontano vive uma vida saudável e sem dor. A condição corporal foi a maior preocupação encontrada, com burros a tender para o excesso de peso, tendo sido também registados problemas nos dentes e nos cascos. Na conclusão final do estudo salienta-se que “uma melhor compreensão do bem-estar dos asininos pode melhorar a vida dos burros, não só em Portugal mas também noutras partes do mundo. Isto pode ser feito educando os donos sobre as necessidades e cuidados diários, assim como sobre a importância da saúde dentária e do aparo dos cascos. É igualmente importante ajudar os donos dos asininos a identificar sinais de doença e de dor, de forma a prevenir a intensificação dos problemas de saúde animal”.
A AEPGA volta a dar os parabéns à mestranda em veterinária Zélia Cruz, agradecendo o empenho com que dedicou o seu objeto de estudo ao bem-estar dos asininos.


Sem comentários:

Enviar um comentário