Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Empresários da restauração em Macedo agradados com o alargamento de horário

 Os cafés, restaurantes e pastelarias já podem abertos até à 1h, o que anteriormente só podia acontecer até às 22h30.
Por Macedo de Cavaleiros, Maria Carvalho é proprietária de um café e diz que o alargamento de horário já atraiu mais alguns clientes.

“Sempre vieram mais pessoas, o que é normal. O pessoal que ficava até às 22h30 já ficou um pouco mais. As pessoas estão mortinhas para sair e se divertir. O fechar mais cedo prejudicou-nos um pouco mas foi melhor do que estar fechado", disse.

Outro dos cafés da cidade é o de Maria Pinto, que diz que as regras anteriormente aplicadas ao setor trouxeram dias difíceis para o negócio que gere. 

“Sempre disse que o horário anterior não era bom, pois quanto mais curto for mais as pessoas se juntam. Nós não temos esplanada e foi quase como se estivéssemos fechados. Tínhamos de trabalhar porque não tínhamos apoios, mas mal dava para os gastos", referiu.

Também na restauração, a permissão para estarem abertos até mais tarde parece trazer benefícios, como explica Bruno Leite, proprietário de um restaurante.

“Já houve alguma receptividade e as pessoas começaram a vir um pouco mais tarde. Claro que é sempre bom ter o horário normal porque permite às pessoas que pensam em vir jantar fora estar um pouco mais sossegadas, sem aquela pressão de ter de sair. O tempo em que estivemos a fechar às 22h30 prejudicou porque há esse entrave, principalmente agora no verão, em que anoitece bastante mais tarde, as pessoas gostam de vir jantar por volta das 21h/21h15", frisou.

Da mesma opinião partilha um outro empresário do ramo, João Borges.

“É muito melhor podermos ter os clientes até um pouco mais tarde, embora não precise de ficar até à 1h, mas não é necessário chegar às 22h30 e ter de pôr o aviso de que têm de ir embora. Acho que é muito bom e temos de respeitar para que tudo corra bem daqui para a frente. Este tempo em que fechávamos mais cedo prejudicou muito o negócio", disse.

Quanto às regras de segurança que têm de ser cumpridas por quem frequenta os espaços, estes proprietários dizem que, no geral, as pessoas cumprem, mas de vez em quando ainda é necessário advertir. “Volta e meia há algum esquecido mas acho que, no geral, as pessoas estão consciencializadas", disse uma empresária. 

“A maioria cumpre mas temos de estar sempre a relembrar o uso de máscara, o lavar e desinfetar aos mãos, mas tem corrido bastante bem, dentro do possível", referiu outra empresária.

A opinião de alguns empresários da área da restauração que com a entrada em vigor da nova fase de desconfinamento, desde sexta-feira que deixaram de estar obrigados a fechar às 22h30 e passam a poder fazê-lo à 1h, embora só possam admitir a entrada de clientes até à meia-noite.

Escrito por Onda Livre (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário