Por Macedo de Cavaleiros, Maria Carvalho é proprietária de um café e diz que o alargamento de horário já atraiu mais alguns clientes.
“Sempre vieram mais pessoas, o que é normal. O pessoal que ficava até às 22h30 já ficou um pouco mais. As pessoas estão mortinhas para sair e se divertir. O fechar mais cedo prejudicou-nos um pouco mas foi melhor do que estar fechado", disse.
Outro dos cafés da cidade é o de Maria Pinto, que diz que as regras anteriormente aplicadas ao setor trouxeram dias difíceis para o negócio que gere.
“Sempre disse que o horário anterior não era bom, pois quanto mais curto for mais as pessoas se juntam. Nós não temos esplanada e foi quase como se estivéssemos fechados. Tínhamos de trabalhar porque não tínhamos apoios, mas mal dava para os gastos", referiu.
Também na restauração, a permissão para estarem abertos até mais tarde parece trazer benefícios, como explica Bruno Leite, proprietário de um restaurante.
“Já houve alguma receptividade e as pessoas começaram a vir um pouco mais tarde. Claro que é sempre bom ter o horário normal porque permite às pessoas que pensam em vir jantar fora estar um pouco mais sossegadas, sem aquela pressão de ter de sair. O tempo em que estivemos a fechar às 22h30 prejudicou porque há esse entrave, principalmente agora no verão, em que anoitece bastante mais tarde, as pessoas gostam de vir jantar por volta das 21h/21h15", frisou.
Da mesma opinião partilha um outro empresário do ramo, João Borges.
“É muito melhor podermos ter os clientes até um pouco mais tarde, embora não precise de ficar até à 1h, mas não é necessário chegar às 22h30 e ter de pôr o aviso de que têm de ir embora. Acho que é muito bom e temos de respeitar para que tudo corra bem daqui para a frente. Este tempo em que fechávamos mais cedo prejudicou muito o negócio", disse.
Quanto às regras de segurança que têm de ser cumpridas por quem frequenta os espaços, estes proprietários dizem que, no geral, as pessoas cumprem, mas de vez em quando ainda é necessário advertir. “Volta e meia há algum esquecido mas acho que, no geral, as pessoas estão consciencializadas", disse uma empresária.
“A maioria cumpre mas temos de estar sempre a relembrar o uso de máscara, o lavar e desinfetar aos mãos, mas tem corrido bastante bem, dentro do possível", referiu outra empresária.
A opinião de alguns empresários da área da restauração que com a entrada em vigor da nova fase de desconfinamento, desde sexta-feira que deixaram de estar obrigados a fechar às 22h30 e passam a poder fazê-lo à 1h, embora só possam admitir a entrada de clientes até à meia-noite.
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