“Entre os dias 25 de julho e 4 de setembro, as treze Freguesias do Concelho de Miranda do Douro acolheram o projeto “Alboroço” – Cultura em Circulação na Terra de Miranda, e foram palco de espetáculos de diferentes linguagens e expressões artísticas como música, performance, dança, teatro e circo contemporâneo.”
UM “ALBOROÇO” AGITOU O QUOTIDIANO DAS FREGUESIAS DE MIRANDA DO DOURO
Entre os dias 25 de julho e 4 de setembro, as treze Freguesias do Concelho de Miranda do Douro acolheram o projeto “Alboroço” – Cultura em Circulação na Terra de Miranda, e foram palco de espetáculos de diferentes linguagens e expressões artísticas como música, performance, dança, teatro e circo contemporâneo.
Nas palavras de Nélson Lopes, sócio-gerente da Agência 3, organizadora do projeto, “sem as romarias e os típicos arraiais de verão, esta acabou por ser uma oportunidade de reinvenção, num momento de enorme vulnerabilidade para todos os agentes das artes e do espetáculo”.
Depois de percorrer as freguesias rurais com uma programação desafiadora que inspirou releituras acerca da relação das comunidades com o espaço público, com o património e com a arte, o Alboroço assentou arraias na alcáçova do Castelo de Miranda do Douro, local onde se realizou o último espetáculo que contou com a presença do cantautor JP Simões.
Na hora de fazer o balanço da primeira edição do Alboroço, Nélson Lopes é perentório em afirmar que “ao contribuir para amenizar o isolamento que a pandemia tem provocado nas aldeias, o objetivo primordial do projeto foi alcançado. A cumplicidade entre artistas e público foi tão flagrante que as máscaras não esconderam os sorrisos e a alegria do momento”, acrescentou.
Alboroço – Cultura em Circulação na Terra de Miranda foi um projeto promovido pela Agência 3 em colaboração com a Transmute e a Wemedia. Contou com o apoio do Ministério da Cultura e do Fundo de Fomento Cultural, no âmbito do programa Garantir Cultura, contou ainda com o apoio da Juntas de Freguesia e do Município de Miranda do Douro.
Sem comentários:
Enviar um comentário