Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Nota de Imprensa | No trilho do lobo - exposição no CIT de 14 de setembro a 14 de novembro

 No próximo dia 14 de setembro o CIT - Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé recebe a exposição "No trilho do lobo".
A mostra tem por base fotografias do fotógrafo de natureza João Cosme, sendo composta por painéis de grandes dimensões, sobre várias vertentes e temáticas relacionadas com o lobo ibérico no nosso país. A mostra conta ainda com uma instalação de vídeo e com ações de sensibilização junto da comunidade escolar.



No trilho do lobo | exposição no CIT de 14 de Setembro a 14 de novembro
Durante um mês vai ser possível estar mais perto do animal que alimenta lendas e histórias passadas de geração em geração, que faz das serras e vales da península ibérica o seu território. Temido por uns e idolatrado por outros, o lobo ibérico é uma das espécies autóctones cuja existência se encontra ameaçada. Motivo pelo qual a ACHLI – Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, se tem esforçado para conservar a espécie e preservar o seu habitat natural.
A principal atividade da ACHLI é o desenvolvimento de projetos orientados para a conservação do habitat do lobo ibérico, designadamente projetos de gestão florestal, de minimização de conflitos decorrentes da predação de animais domésticos, de gestão cinegética e de fomento da população de presas silvestres, que contam com o envolvimento das populações locais.
O desenvolvimento de estudos de investigação sobre o lobo em Portugal remonta à década de 70. Em 1982 iniciou-se um estudo pioneiro a nível Europeu que envolveu a captura e radio-seguimento de lobos no Nordeste de Portugal. A partir da década de 1990 até à atualidade tem-se verificado um notável incremento nos estudos científicos direcionados ao lobo em Portugal. A monitorização desta espécie nos últimos anos, no âmbito dos procedimentos de Avaliação de Impactes Ambientais de parques eólicos, tem recorrido a tecnologias inovadoras como a análise genética não-invasiva e a telemetria por GPS.
A exposição “No trilho do lobo” tem por base fotografias do fotógrafo de natureza João Cosme, sendo composta por painéis de grandes dimensões, sobre várias vertentes e temáticas relacionadas com o lobo ibérico no nosso país. A mostra conta ainda com uma instalação de vídeo e com ações de sensibilização junto da comunidade escolar.
Para visitar e explorar o lobo ibérico de 14 de Setembro a 14 de outubro no CIT –Centro de Interpretação do Território de Sambade/Alfândega da Fé.

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Comunicação
Município de Alfândega da Fé
Telef: 279468120
e-mail: comunicacao@cm-alfandegadafe.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário