A iniciativa designada “Protege o teu campus”, promovida pela MetaRed Portugal, vai prolongar-se ao longo dos próximos 9 meses.
O objectivo é melhorar a consciência da comunidade académica para adoptar boas práticas na utilização das tecnologias de informação e comunicação e da internet.
“Queremos sensibilizar a comunidade, porque qualquer cidadão hoje em dia tem de interagir com os serviços mais básicos do estado utilizando um computador. E por aí tem de ter cuidados, porque fraudes acontecem a vários níveis, já aconteciam sem termos esta digitalização tão forte, mas hoje em dia não é preciso estar alguém ao nosso lado para tentar cometer esta fraude, pode estar do outro lado do mundo”, sublinha Tiago Pedrosa, docente do IPB nesta área da cibersegurança.
A protecção da informação, nomeadamente de trabalhos, de resultados de investigações, de passwords ou prevenir o phishing são alguns dos assuntos abordados.
Além de tentar promover a segurança digital dentro do campus do IPB, a iniciativa pretende que toda a comunidade académica tenha mais cuidados no mundo digital.
“A questão é que nós estamos a preparar quer o campus, quer os futuros profissionais, como cidadão no mundo digital e passa por aí esta formação para aumentarmos a segurança nos nossos processos, mas também os alunos adoptarem comportamentos para que fiquem mais seguros e que não carretem riscos depois até no local de trabalho”, refere.
A campanha #ProtegeOTeuCampus arranca em Outubro, o mês europeu da Cibersegurança e vai incluir sensibilização, com disponibilização de informação, webinares, sessões de esclarecimento e formações.
O IPB é uma das 23 instituições de ensino superior que integra a iniciativa, que tem o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança e da MetaRed Global.
Sem comentários:
Enviar um comentário