Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

SketchTour Portugal passou pela região para retratar Bragança

 A última etapa da SketchTour Portugal está a retratar o Norte do país e arrancou em Bragança. A iniciativa tem como objectivo promover a oferta turística e o turismo literário, ao convidar desenhadores e escritores para visitar e ilustrar o território.


Esta quarta e quinta-feira dois desenhadores estiveram em Bragança e nas aldeias de Montesinho e Rio de Onor para fazer ilustrações que vão ajudar a promover a região. A iniciativa, do Turismo de Portugal e da Urban Sketchers, inclui também um escritor, e desafia os três autores a partilharem as emoções despertadas pelas paisagens, a história, o património e a cultura.

Para Marco Costa o território não é desconhecido, já que dá aulas no Instituto Politécnico de Bragança, mas admite que este projecto lhe permite observar a paisagem com outros olhos. “Tenho o tempo para encontrar detalhes, das outras vezes que cá vim foi mais em passeio e com outro objectivo de desfrutar do espaço e não tanto do olhar para procurar pretextos para desenhar. A concentração do olhar num telhado, num jardim, numa horta, num animal ou numa árvore, quando se procura desenhar o olhar desvia-se com um outro pormenor que se calhar não temos quando andamos num passeio turístico”, destacou.

Já Rita Sabler veio da Califórnia, dos Estados Unidos da América, para desenhar e pintar o Norte de Portugal. Gosta de retratar pessoas nas suas aguarelas, mas na aldeia de Montesinho também a paisagem e a aquitectura lhe captaram a atenção. “Normalmente, procuro uma história. Se vejo alguma coisa a acontecer desenho isso, mas por vezes desenho paisagens bonitas ou algo muito típico do local onde estou. Acho que esta é uma oportunidade incrível de mostrar o país através do desenho, sinto-me muito honrada por fazer parte deste projecto. É fantástico que Portugal invista na arte desta forma, somos poucos os sortudos que podem vivenciar o país desta forma, a viajar e desenhar”, afirmou.

O escritor convidado para a etapa do projecto na zona Norte foi Jacinto Lucas Pires. Aceitou o desafio atraído pela ideia de estar em diálogo com a paisagem, as pessoas e ao mesmo tempo com os desenhadores. “Os lugares são espantosos, mas como as pessoas definem os lugares e nos dão a ver, uma pessoa que conhece a terra e nos dá uma perspectiva sobre o lugar, de repente é como se o lugar começasse a falar para nós na primeira pessoa”, sublinhou o autor.

O trabalho vai dar origem a desenhos – mais de 500 relativos às sete regiões de turismo de todo o país – vídeos, um documentário, uma exposição multimédia e um livro que juntará textos e desenhos.

Depois de Bragança os desenhadores e escritor seguiram viagem para o Minho. O resultado do trabalho pretende promover o país a nível internacional de uma forma artística. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário