Além de ter como protagonista o azeite transmontano, o espaço alberga um lagar compacto para que os clientes possam ver ao vivo o processamento da azeitona. Segundo Joaquim Moreira responsável da empresa, o objectivo é dar a conhecer o processo de extracção do azeite a turistas e a públicos menos habituados a estas lides.
“Para os turistas e para o público urbano que visita a loja poder ter a percepção de como é que se produz o azeite. As pessoas às vezes não têm essa percepção e assim conseguem ter uma experiência de ver entrar azeitona e ver sair azeite”, explicou.
Para já o interesse tem sido muito por, no centro do Porto, ser possível ver fabricar o ouro líquido.
“Eu fiquei até surpreendido porque tivemos italianos e alguns clientes espanhóis, de zonas de excelência de azeite, que não tinham visto uma loja ou um projecto com esta filosofia”, disse Joaquim Moreira.
No espaço, que quer ser um embaixador da segunda região produtora de azeite do país, além do Achusla, de Vila Flor, que já recebeu mais de 50 medalhas e distinções, pode ser encontrado azeite biológico, principalmente de Trás-os-Montes, mas também outros produtos gourmet:
O ouro líquido e outros produtos transmontanos e durienses em destaque na Fábrica do Azeite no Porto, que abriu há duas semanas.
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