Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Balcão Único do Prédio já georreferenciou 500 mil terrenos no país e metade desse número foi só este ano

 Só este ano já foram georreferenciados, no Balcão Único do Prédio, 250 mil propriedades no país, que não estavam identificadas. É o balanço do projecto, apresentado ontem no Brigantia Ecopark, em Bragança.


O Balcão Único do Prédio surgiu em 2017 para mapear terrenos, mas só nos últimos meses é que grande parte dos municípios aderiu. Na sessão de apresentação, a coordenadora do projecto, Carla Mendonça, avançou que Bragança está no topo dos municípios que mais registos tem feito. Só no mês de Maio, registou 3459 prédios.

“A adesão é muito grande aqui, é uma das Comunidades Intermunicipais que está com melhores resultados. Temos no top 10, três municípios desta CIM. Bragança destacadíssimo, em primeiro lugar, e com o número de técnicos não muito superior áquilo que os outros municípios têm. Também se percebe aqui um grande empenho do executivo municipal e isso é muito importante”, afirmou a coordenadora do BUPI, Carla Mendonça.

Durante apresentação, o autarca de Bragança fez algumas críticas à plataforma em que são feitos os registos, dizendo que é lenta e que por vezes não funciona. Carla Mendonça explica que estão a ser feitas melhorias no site à medida que se trabalha com ele.

Espera-se que até ao final de 2023, 90% dos terrenos que não estavam identificados passem a estar. O secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, que também esteve no Brigantia Ecopark, acredita que este objectivo será alcançado.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, fez um balanço positivo do projecto.

“Quem olhou para o BUPI há cinco anos e olha para ele hoje não o reconhece. É um projecto que no início tinha uma ambição à medida do dinheiro, que era escasso, mas com o PRR tem uma ambição que se desdobra e se multiplica para chegar a todo o território”, concluiu.

Foi ainda criada uma aplicação para telemóveis que ajuda os utilizadores a identificar os terrenos e facilita assim o trabalho também dos técnicos.

Até agora, já aderiram ao Balcão Único do Prédio 139 municípios, restam 10. O projecto foi criado em 2017 e já foram registados 500 mil terrenos, metade foram identificados este ano. Prevê-se que em 2026 já seja conhecida toda área. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário