Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Exposição “Memórias dos Santos Populares” patente no Núcleo da Fotografia do Douro Superior

 A exposição é constituída por três painéis compostos pelas fotografias existentes no Núcleo da Fotografia sobre a temática e pelos documentos que comprovam que desde tempos bem antigos se veneram os santos populares – Santo António, São João Baptista, São Pedro e São Paulo, em Torre de Moncorvo.


No passado dia 13 de junho, foi inaugurada a exposição “Memórias dos Santos Populares”, pelo Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, com a presença dos alunos do Jardim de Infância do Centro Paroquial e Social de Torre de Moncorvo.

A exposição é constituída por três painéis compostos pelas fotografias existentes no Núcleo da Fotografia sobre a temática e pelos documentos que comprovam que desde tempos bem antigos se veneram os santos populares – Santo António, São João Baptista, São Pedro e São Paulo, em Torre de Moncorvo. A referência mais antiga a estes festejos é um alvará régio de 21 de janeiro de 1558, que determina que os oficiais da Câmara pudessem despender das rendas do Concelho até 10 cruzados, com os cavaleiros que em dia de S. João Baptista acompanhavam a bandeira na festa do mesmo santo.

A exposição está patente até ao dia 31 de outubro de 2022, no Núcleo da Fotografia do Douro Superior e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e ao fim de semana através da Loja Interativa de Turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário