Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Macedo de Cavaleiros já tem um espaço de teletrabalho e coworking

 A partir de hoje, Macedo de Cavaleiros passa a ter em funcionamento um espaço para teletrabalho e coworking, ou seja, um local gratuito, com disponibilização de recursos, aberto a profissionais que precisem de um local para trabalhar. Resulta de um protocolo de cooperação celebrado com a CCDR-Norte, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a CIM Terras de Trás-os-Montes.

Fica localizado no edifício das Piscinas Municipais e, para já, é constituído por dois gabinetes e uma sala de reuniões, explica o vereador da Câmara Municipal de Macedo, Paulo Rogão:

“Foi uma candidatura que a câmara fez e veio aprovada para criarmos um espaço onde as pessoas podem vir para trabalhar. O município disponibiliza o espaço, a internet e secretárias para que as pessoas se instalem e façam o seu trabalho.

É um espaço que tem dois gabinetes e mais um para sala de reuniões. Um dos gabinetes só tem capacidade para um pessoa e o outro pode comportar quatro ou cinco.

Entendemos ser um espaço que, para já, e em função das candidaturas que recebemos, é o necessário e adequado. Se houver muita procura teremos de pensar num local maior, que vá de encontro às expectativas das pessoas.

É uma solução de trabalho que hoje em dia começa a estar em voga, também em resultado da Covid-19. É uma experiência.”

E já há interessados:

“Neste momento temos já uma técnica da CCDR-N que se vai instalar lá e penso que mais duas candidaturas, sendo uma delas na área da advocacia. Estamos a apreciar.

Hoje em dia as pessoas que utilizam este tipo de trabalho acabam, muitas vezes, por se fixar nas localidades, não têm é os encargos de arrendar instalações, pagar os custos da energia, aquecimento e internet. Isso tudo é disponibilizado pela câmara, é uma utilização gratuita e, portanto, esperamos que as pessoas venham, acedam e se instalem.”

Atualmente, apenas metade do edifício onde está instalado o Contact Center da Altice, junto ao Estádio Municipal, está a ser utilizado, o que pode vir a ser uma solução para ampliar este espaço ou albergar empresas:

“Quando foi feita a requalificação daquele edifício, que antes era a sede do Clube Atlético de Macedo, na via sul, a empresa não atingiu, infelizmente, os objetivos de criação de todos os postos de trabalho a que se propôs, e neste momento está com uma ocupação de cerca de 50%. Estamos a conversar com a empresa no sentido da autarquia utilizar a outra metade, e aí sim, poderemos, talvez, transferir o coworking para lá ou criar uma zona de incubação de empresas, por exemplo. Estamos a estudar isso e até já tenho mais uma reunião agendada com a empresa, no sentido de avançarmos.”

Para utilizar o espaço de teletrabalho e coworking de Macedo de Cavaleiros, os interessados têm de se candidatar, preenchendo um formulário disponível no site do município, que será posteriormente apreciado.

Foto: CM Macedo de Cavaleiros
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário