Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Município de Vimioso alarga apoios à natalidade, ensino superior e a estratos sociais desfavorecidos

 O Município de Vimioso reforçou os apoios à natalidade, ensino superior e pessoas desfavorecidas.


No caso do novo regulamento de incentivo à natalidade e infância vem substituir o concurso bebé do ano e aumenta o valor pago de 1000 para 2000 euros distribuído pelos primeiros três anos de vida.

“O primeiro momento é no ano do nascimento do bebé, em que damos as vacinas e os 1000 euros, sendo que 500 euros é uma prestação pecuniária e os ouros 500 é sob a apresentação de comprovativos de compras feitas no concelho para a vida do bebé. A segunda prestação de mais 500 euros é um ano depois, de reembolsar de compras efectuadas no concelho e os últimos 500 euros para perfazer os 2000 no ano em que a criança foi matriculada no pré-escolar”, explica o autarca Jorge Fidalgo.

O apoio destina-se a todas as crianças que nasçam no concelho e determina agora que grande parte do valor atribuído seja gasto no comércio do concelho.

O apoio relativo aos alunos do ensino superior também já existia, com o pagamento das propinas, mas foi alargado.

“Chegámos à conclusão que só dávamos apoio para a licenciatura, agora com o processo de Bolonha e com os mestrados, às vezes há alunos que com três anos têm licenciatura e o anterior regulamento não permitia o apoio a mestrado. O que definimos é que em função dos rendimentos da família, que tem de ser inferior a 150% do valor do IAS per capita, pagamos as propinas até ao limite de seis inscrições no ensino superior”, sublinhou.

O município de Vimioso reformulou também o regulamento de apoio a estratos sociais desfavorecidos abrangendo as áreas da saúde, habitação, deficiência e terceira idade, subsistência e educação.

O autarca dá alguns exemplos.

“Tem de demonstrar mesmo que tem essa carência económica, no caso dos medicamentos, se a pessoa precisa e não tem condições de os comprar só vamos financiar aqueles medicamentos que são prescritos com receita médica, se alguém precisar de reabilitar a sua casa, tem de fazer a candidatura e reembolsamos no valor de parte das despesas”, afirma

Este apoio destina-se também a situações pontuais de calamidade que atinjam as habitações como incêndios.

Os três novos regulamentos foram já publicados em diário da república e os apoios estão, neste momento, activos. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário