Trata-se de um serviço que pretende ajudar estas pessoas através da doação destes acessórios por parte de quem os tem e já não precisa deles.
O presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, justifica que há muita gente nesta situação e por isso resolveram criar esta ajuda:
“Criámos este projeto devido às necessidades sentidas pelos nossos fregueses ao solicitarem esclarecimentos sobre onde poderiam adquirir temporariamente algumas ajudas técnicas, nomeadamente canadianas, andarilhas, cadeiras sanitárias e até cadeiras de rodas, para um período limitado no tempo, devido a uma situação temporária de dependência ou semi dependência física, sem terem de estar a investir ou comprar esses mesmos equipamentos.
Por outro lado, também tivemos a solicitação de alguns fregueses a questionar se saberíamos onde poderiam entregar alguns equipamentos, uma vez que já não lhes seriam úteis, queriam desocupar espaço e ajudar o próximo.
Posto isto, resolvemos construir uma resposta anunciada no nosso caderno eleitoral.
Não podemos dizer o número exato de pessoas identificadas com estas necessidades mas sabemos que há vária, atendendo ao elevado índice de envelhecimento e, consequentemente, ao elevado índice de dependência, não descurando a população mais jovem e adulta que também está sujeita a alguns tipos de traumatismos.”
Alguns dos equipamento aceites são cadeiras de rodas, canadianas, camas articuladas, andarilhos, cadeiras de banho, cotoveleiras, entre outros.
O presidente da Junta de Freguesia explica como funciona o serviço:
“Este projeto tem duas fases que se complementam.
Primeiro, anunciámos a ação, a criação do banco, apelámos à doação dos equipamentos que tinham em casa e não são precisos, podendo entregá-los na sede da Junta de Freguesia ou combinando o levantamento destes equipamentos no domicílio pelos funcionários da Junta de Freguesia.
Depois, as pessoas que tenham necessidade de algum equipamento, enquadrado neste âmbito, devem dirigir-se à junta para o solicitar, preenchendo uma requisição do equipamento que necessitam.
Quando já não for necessário devem entregá-lo novamente ou então, ao fim de um ano, têm de revalidar a requisição.
Salvaguarda-se que poderemos ter ou não em stock para entrega imediata, podendo ter que ficar a aguardar esta nossa resposta.
No entanto, será sempre orientada para outra solução.”
Os equipamentos entregues têm estar em boas condições:
“As condições principais são que o equipamento esteja em funcionamento de utilização, mas também são aceites aqueles que necessitarem de pequenas reparações, tais como encher os pneus de uma cadeira de rodas ou a necessidade de um simples parafuso.
O importante é que quando o utilizador o levar esteja 100% funcional.
Já começámos a receber equipamentos e já temos alguns no nosso Banco de Ajudas Técnicas.”
Os equipamentos podem ser entregues na sede da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros ou recolhidos no domicílio.
Sem comentários:
Enviar um comentário