Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de março de 2023

Banco de Ajudas Técnicas pretende ajudar pessoas com problemas de mobilidade na freguesia de Macedo de Cavaleiros

 As pessoas residentes e recenseadas na freguesia de Macedo de Cavaleiros que estejam numa situação de dependência física e precisem de equipamentos que diminuam as dificuldades de mobilidade, já podem recorrer ao Banco de Ajudas Técnicas criado pela Junta de Freguesia.

Trata-se de um serviço que pretende ajudar estas pessoas através da doação destes acessórios por parte de quem os tem e já não precisa deles.

O presidente da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, justifica que há muita gente nesta situação e por isso resolveram criar esta ajuda:

“Criámos este projeto devido às necessidades sentidas pelos nossos fregueses ao solicitarem esclarecimentos sobre onde poderiam adquirir temporariamente algumas ajudas técnicas, nomeadamente canadianas, andarilhas, cadeiras sanitárias e até cadeiras de rodas, para um período limitado no tempo, devido a uma situação temporária de dependência ou semi dependência física, sem terem de estar a investir ou comprar esses mesmos equipamentos.

Por outro lado, também tivemos a solicitação de alguns fregueses a questionar se saberíamos onde poderiam entregar alguns equipamentos, uma vez que já não lhes seriam úteis, queriam desocupar espaço e ajudar o próximo.

Posto isto, resolvemos construir uma resposta anunciada no nosso caderno eleitoral.

Não podemos dizer o número exato de pessoas identificadas com estas necessidades mas sabemos que há vária, atendendo ao elevado índice de envelhecimento e, consequentemente, ao elevado índice de dependência, não descurando a população mais jovem e adulta que também está sujeita a alguns tipos de traumatismos.”

Alguns dos equipamento aceites são cadeiras de rodas, canadianas, camas articuladas, andarilhos, cadeiras de banho, cotoveleiras, entre outros.

O presidente da Junta de Freguesia explica como funciona o serviço:

“Este projeto tem duas fases que se complementam.

Primeiro, anunciámos a ação, a criação do banco, apelámos à doação dos equipamentos que tinham em casa e não são precisos, podendo entregá-los na sede da Junta de Freguesia ou combinando o levantamento destes equipamentos no domicílio pelos funcionários da Junta de Freguesia.

Depois, as pessoas que tenham necessidade de algum equipamento, enquadrado neste âmbito, devem dirigir-se à junta para o solicitar, preenchendo uma requisição do equipamento que necessitam.

Quando já não for necessário devem entregá-lo novamente ou então, ao fim de um ano, têm de revalidar a requisição.

Salvaguarda-se que poderemos ter ou não em stock para entrega imediata, podendo ter que ficar a aguardar esta nossa resposta.

No entanto, será sempre orientada para outra solução.”

Os equipamentos entregues têm estar em boas condições:

“As condições principais são que o equipamento esteja em funcionamento de utilização, mas também são aceites aqueles que necessitarem de pequenas reparações, tais como encher os pneus de uma cadeira de rodas ou a necessidade de um simples parafuso.

O importante é que quando o utilizador o levar esteja 100% funcional.

Já começámos a receber equipamentos e já temos alguns no nosso Banco de Ajudas Técnicas.”

Os equipamentos podem ser entregues na sede da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros ou recolhidos no domicílio.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário