Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Bacalhau à Bragança volta à mesa para uma semana gastronómica mas fica todo o ano em 19 restaurantes

 A Semana Gastronómica do Bacalhau, que acontece em Bragança, pela segunda vez, já tem data marcada. Entre 31 de Março e 8 de Abril, há 19 restaurantes que vão servir o peixe preferido dos portugueses, numa versão regional, o “Bacalhau à Bragança”


Cada espaço confecciona o prato como entender mas os ingredientes são os mesmos para todos: bacalhau, batatas, cebola, azeite, ovo e colorau.

Acácio Ferreira, proprietário de um restaurante, aderiu já no ano passado e neste quis voltar a participar porque valeu bem a pena. “É importante para desenvolver a economia de Bragança e chamar pessoas para nos desenvolver a nível de casas de comércio. No ano passado nós recomendávamos o Bacalhau à Bragança. As pessoas provavam e gostavam. Vamos ver se este ano já pedem eles”.

Este ano, os restaurantes que aderiram à Semana Gastronómica do Bacalhau assinaram uma carta de compromisso, assumindo que vão ter o prato disponível todo o ano. Acácio Ferreira garante que o vai ter mas não é simples. “Um bacalhau assado põe-se a assar e está feito. Este é um prato como um bacalhau com natas, tem que ter uma preparação prévia. Mas posso colocar na minha ementa o Bacalhau à Bragança por encomenda”.

Paulo Gomes, proprietário de outro restaurante de Bragança, também participa pela segunda vez porque há muitos visitantes à procura deste peixe. “80% das pessoas que nos visitam, sobretudo espanhóis, pedem bacalhau. Tudo o que seja para promover o comércio e a restauração é uma situação bem-vinda e que nos agrada bastante”.

O “Bacalhau à Bragança” é especial por causa dos ingredientes… “Sabendo nós que são produtos de qualidade, como o azeite, as batatas, cebolas, só pode dar um bom prato. Nós fazemos

Este desafio é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança. A presidente, Maria João Rodrigues, está satisfeita com a adesão. “Esta iniciativa, no ano de 2022 teve muito sucesso. O feedback que tivemos de todos os restaurantes foi que, mesmo sendo ementas diferentes em cada um deles, teve muito sucesso. Tiveram muitos clientes e houve muita saída desse prato. Então resolvemos lançar de novo esta iniciativa. Este ano, o repto que lançámos de que este prato fizesse parte da ementa durante o resto do ano”.

A Semana Gastronómica do Bacalhau decorre na semana da Páscoa por causa dos vários turistas espanhóis que vêm a Bragança e que são grandes apreciadores deste peixe.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário