Cada espaço confecciona o prato como entender mas os ingredientes são os mesmos para todos: bacalhau, batatas, cebola, azeite, ovo e colorau.
Acácio Ferreira, proprietário de um restaurante, aderiu já no ano passado e neste quis voltar a participar porque valeu bem a pena. “É importante para desenvolver a economia de Bragança e chamar pessoas para nos desenvolver a nível de casas de comércio. No ano passado nós recomendávamos o Bacalhau à Bragança. As pessoas provavam e gostavam. Vamos ver se este ano já pedem eles”.
Este ano, os restaurantes que aderiram à Semana Gastronómica do Bacalhau assinaram uma carta de compromisso, assumindo que vão ter o prato disponível todo o ano. Acácio Ferreira garante que o vai ter mas não é simples. “Um bacalhau assado põe-se a assar e está feito. Este é um prato como um bacalhau com natas, tem que ter uma preparação prévia. Mas posso colocar na minha ementa o Bacalhau à Bragança por encomenda”.
Paulo Gomes, proprietário de outro restaurante de Bragança, também participa pela segunda vez porque há muitos visitantes à procura deste peixe. “80% das pessoas que nos visitam, sobretudo espanhóis, pedem bacalhau. Tudo o que seja para promover o comércio e a restauração é uma situação bem-vinda e que nos agrada bastante”.
O “Bacalhau à Bragança” é especial por causa dos ingredientes… “Sabendo nós que são produtos de qualidade, como o azeite, as batatas, cebolas, só pode dar um bom prato. Nós fazemos
Este desafio é da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança. A presidente, Maria João Rodrigues, está satisfeita com a adesão. “Esta iniciativa, no ano de 2022 teve muito sucesso. O feedback que tivemos de todos os restaurantes foi que, mesmo sendo ementas diferentes em cada um deles, teve muito sucesso. Tiveram muitos clientes e houve muita saída desse prato. Então resolvemos lançar de novo esta iniciativa. Este ano, o repto que lançámos de que este prato fizesse parte da ementa durante o resto do ano”.
A Semana Gastronómica do Bacalhau decorre na semana da Páscoa por causa dos vários turistas espanhóis que vêm a Bragança e que são grandes apreciadores deste peixe.
Sem comentários:
Enviar um comentário