Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de março de 2023

Freixo de Espada à Cinta acolhe projeto nas áreas da educação e formação profissional

 O município de Freixo de Espada à Cinta assinou hoje com o Governo um protocolo transversal nas áreas da educação e ensino profissional, que permite que 50 alunos frequentem cursos técnicos equivalentes ao 12.º ano de escolaridade.


“Este protocolo hoje assinado é inédito, porque pela primeira vez junta dois ministérios numa oferta educativa. Por um lado, o Ministério da Educação e, por outro, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. No campo da inovação, estes cursos técnicos secundários vão dispor de uma oferta que será lecionada por professores, a que se juntam formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), explicou à Lusa o secretário de Estado da Educação, António Leite.

O governante afirmou que se pretende que o protocolo assinado em Freixo de Espada à Cinta se replique noutros concelhos que não têm ensino até ao 12.º ano de escolaridade.

“Em Portugal são 33”, disse, acrescentando que se pretende que comecem a dispor de uma nova realidade educativa e formativa, através da implementação de cursos secundários técnico profissionais.

No caso de Freixo de Espada à Cinta, estão implementados três cursos secundários profissionais que dão equivalência ao 12.º ano de escolaridade e seguimento para o ensino superior, designadamente nas áreas do turismo, vitivinicultura, cozinha e pastelaria.

“O pontapé de saída para esta nova realidade educativa e de formação profissional foi dado em Freixo de Espada à Cinta, que é um concelho do interior e que tem a oferta educativa mais longínqua ao nível do país, que está a mais de 40 quilómetros [da escola secundária mais próxima], o que obriga os jovens a sair do seio familiar do seu município”, vincou o governante.

Nesta fase, nestes cursos estão inscritos 17 alunos do concelho de Freixo de Espada à Cinta e 13 de Cabo Verde.

São ainda esperados nos próximos dias mais 17 alunos cabo-verdianos, prevendo-se que este curso seja frequentado por meia centena de alunos das duas nacionalidades.

Já o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, disse que estes cursos certificam a aprendizagem profissional e ao mesmo tempo dão equivalência ao ensino secundário.

“Trata-se de uma dupla aprendizagem entre o secundário e o profissional”, vincou o governante.

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira, afirmou que o principal objetivo desta oferta educativa “ inédita” foi proporcionar às famílias que os seus filhos possam concluir o ensino secundário no seu concelho de origem.

“Há 17 famílias do concelho de Freixo de Espada à Cinta que não viram os seus filhos sair para fora da vila, para continuar o seu percurso académico ao nível do secundário. Atualmente é possível fixar alunos do concelho e de outras regiões do país, e até mesmo de outros países para complementarem os seus estudos secundários ou profissionais”, vincou o autarca socialista.

O município procedeu por administração direta à recuperação do edifício da antiga escola primária para aí instalar um novo polo educativo que, para o futuro, prevê a construção de uma residência para 40 estudantes, cozinhas para aulas práticas, entre outros equipamentos.

Este projeto está orçado em um milhão de euros e vai ser candidatado a fundos comunitários.

FYP // JAP
Lusa/Fim 

Sem comentários:

Enviar um comentário