Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 4 de março de 2023

De 6 a 8 de abril regressa a Feira do Folar e Produtos da Terra a Carrazeda de Ansiães

 O evento, que este ano integra a programação do Douro Capital Europeia do Vinho, conta com uma reorganização do espaço que vai permitir acolher mais expositores.


O folar é o produto rei que dá nome ao evento ao qual se juntam outros produtos da terra, a gastronomia e, principalmente, o vinho, uma vez que este ano a Feira do Folar e Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães integra a programação da iniciativa Douro Cidade Europeia do Vinho, que ao longo de todo o ano vai decorrer nos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro.

O certame, que acontece de 6 a 8 de abril, nos dias que antecedem a Páscoa, regista um crescimento no próprio conceito, ao apostar na inclusão da gastronomia e dos vinhos e também dos espetáculos musicais.

A Feira decorre no Centro de Apoio empresarial, com uma área exclusivamente dedicada à atividade de panificação, que são os produtores do tradicional folar, mas também expositores com outro tipo de produtos, nomeadamente, pastelaria, compotas, enchidos, licores, vinho, azeite, mel e outros produtos alimentares e agrícolas.

Num segundo espaço, numa tenda exterior, vai funcionar a área mais recreativa, com palco para animação, tasquinhas com serviço de refeições e expositores de vinho do concelho.

Para que as famílias possam usufruir do evento com tranquilidade, a organização preparou no interior do Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães, um espaço destinado à exposição de produtos, mas também uma área “Kids”, onde as crianças se podem divertir, em total segurança, contando com o acompanhamento e vigilância de monitores.

A Feira do Folar e Produtos da Terra pretende ser uma oportunidade para comercialização dos produtos existentes no concelho de Carrazeda de Ansiães, de modo especial, o folar, contribuindo assim para promover a economia local, cultura, tradições e turismo. Mas não só. Por se tratar de um evento que ocorre num período festivo, de reunião de famílias e amigos, o evento é também ponto de encontro, um espaço de convívio e animação e um motivo de atração para que visitantes e turistas acorram a Carrazeda de Ansiães por estes dias.

As inscrições para os expositores decorrem até ao dia 20 de março, podem ser feitas online, através do preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada na página institucional do Município de Carrazeda de Ansiães, ou diretamente na Loja Interativa de Turismo.

Festival do Cabrito junta-se à festa


Na mesma semana em que acontece a Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda de Ansiães realiza-se o Festival do Cabrito na restauração local, o que vem somar às razões para visitar o concelho por estes dias. O cabrito para além de ser um prato característico da Páscoa, é típico neste concelho. A autarquia, sabendo da sua importância económica, quer para a restauração quer para a produção, incentiva o consumo, não apenas dos residentes, como aconteceu em período de pandemia, mas também dos visitantes, promovendo este festival como forma de atrair pessoas ao concelho. Durante o período em que decorre o festival, por cada 30 € gastos em refeições de cabrito, o município oferece uma garrafa de vinho e um copo alusivo ao território.

Sem comentários:

Enviar um comentário