Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Cantinas escolares do Baixo Sabor vão ter produtos biológicos nas ementas

 Os agrupamentos de escolas dos quatro concelhos do Baixo Sabor, no Nordeste Transmontano, vão introduzir ementas à base de alimentos produzidos em modo biológico no próximo ano letivo, provenientes da biorregião dos Lagos de Sabor, foi hoje divulgado.


“Vamos introduzir já no próximo ano letivo ementas à base de produtos agrícolas produzidos em modo biológico provenientes da biorregião dos Lagos do Sabor e promover as bio-cantinas neste território. Este desafio já foi lançado aos produtores agrícolas e pecuários deste território”, disse à Lusa o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares.

A biorregião dos Lagos do Sabor abrange quatro concelhos integrados na Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS): Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e uma área de sete mil hectares de agricultura biológica.

“O primeiro passo é que, pelo menos uma vez por semana, as cantinas escolares deste território possam ter alimentos 100% biológicos, que ajudem a promover este tipo de agricultura e ao mesmo tempo refeições mais saudáveis para crianças e jovens em idade escolar”, vincou Eduardo Tavares.

Dos alimentos destacam-se produtos hortícolas, fruta ou as carnes de raças autóctones, sendo que esta região tem já uma Superfícies Agrícola Utilizável (SAU) de 25% dos seus sete mil hectares.

Os Lagos do Sabor obtiveram a certificação como biorregião em setembro de 2022, abrangendo mais de 700 agricultores e cerca de 30 explorações pecuárias.

“Esta é uma forma de potenciar todo o território, com base nos princípios da gestão sustentável dos recursos locais e da proteção ambiental”, vincou o também presidente da Câmara de Alfândega da Fé.

De acordo com o autarca, os produtos agrícolas biológicos serão adquiridos através de ajustes diretos ou concursos públicos abertos aos produtores dos quatro concelhos que integram a AMBS.

As biorregiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base agroecológica.

Em Portugal existem atualmente as biorregiões de Idanha-a-Nova, Alto Tâmega, São Pedro do Sul, Margem Esquerda do Rio Guadiana e Lagos do Sabor.

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário