Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Cruz Vermelha de Bragança celebra 45 anos com 150 voluntários

 A Cruz Vermelha de Bragança comemorou este sábado o seu 45º aniversário


O presidente da delegação realçou momentos de sucesso e de desafios, tendo em conta a dificuldade de acesso aos apoios financeiros. Ainda assim, Duarte Soares, destacou o apoio à população do concelho de Bragança, mas também o acolhimento de refugiados.

“Preocupações que são muito específicas da nossa região, nomeadamente com a população que está mais afastada daquilo que são os centros de decisão e os serviços e, portanto, por estarmos num contexto com esta fragilidade temos que ser olhados de forma diferente e apoiado nesta missão que é tão importante como a do acolhimento de refugiados. Não podemos dedicar-nos exclusivamente quem está fora, sem nos preocuparmos primeiro com quem está connosco”, referiu.

Duarte Soares é presidente da delegação de Bragança há cerca de três anos. Depois da pandemia, uma guerra e a inflação que ainda se faz sentir, o inevitável aconteceu, aumentaram os pedidos de ajuda à Cruz Vermelha.

“Depois da pandemia tivemos claramente inflação, contexto de guerra e confirmo que temos tido cada vez mais pedidos de ajuda, muitos deles que nem sequer estão tipificados naquilo que é os programas que a Cruz Vermelha já tinha e portanto tudo isso só revela que temos que nos adaptar rapidamente e que têm que ser estas instituições a primeiras a adaptarem a criar ferramentas para darmos repostas diferentes que até agora não conhecíamos”, adiantou.

Além de ajudar a população do concelho e até refugiados, a delegação de Bragança tem desenvolvido projectos, nomeadamente no âmbito da desigualdade de género e saúde mental. As alterações climáticas são outra preocupação.

A Cruz Vermelha de Bragança tem cerca de 150 voluntários, a grande maioria jovens, contrariando a tendência de ajudantes mais idosos. Para Duarte Soares os jovens trazem preocupações válidas e interessantes.

“Falamos de identidade de género, apoio à terceira idade, alterações climáticas, cyberbullying, cibersegurança, é neste liberdade de pensamento e expressão que os voluntários jovens trazem muitas vezes ideias que são surpreendentes, inovadoras e que são brilhantes”, disse.

Para comemorar o 45º aniversário, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa organizou um jantar feito por voluntários e que juntou mais de 200 pessoas. Conseguiram com isso angariar cerca de 2 mil euros que servirá para cobrir necessidades da instituição. Distinguiram ainda 15 entidades.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário