Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Dormidas na região entre Janeiro e Março ultrapassaram as do ano passado no mesmo período

 Em 2022 o número de dormidas ultrapassaram os números pré-pandemia e este ano, só no primeiro trimestre, o cenário já é melhor do que Janeiro, Fevereiro e Março do ano passado


De acordo com dados do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o ano passado, depois de dois anos de pandemia, foram registadas mais 12 549 dormidas na região em relação a 2019.

Mas entre Janeiro e Março de 2019, o número de dormidas chegou quase aos 122 mil. Já no mesmo período deste ano foram registadas quase 49 mil dormidas, uma quebra de mais de metade.

De acordo com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o “primeiro trimestre é sempre um trimestre difícil” do ano e esta discrepância de valores deve-se à pandemia. Ainda assim, realça que em relação ao ano passado houve um crescimento.

“Se estivermos a falar em dormidas, em 2022 tivemos 40 mil dormidas e em 2023 temos 48 mil dormidas, temos mais 20%. No caso dos proveitos totais, em 2022 tivemos 83 mil, no caso de 2023 temos 129 mil, mais 54,6% de crescimento, ou seja, nota-se aqui o início da recuperação”, referiu.

Estes números levam Luís Pedro Martins a acreditar que este ano será ainda melhor que o ano passado, batendo um novo recorde.

Mas para isso, defende que é preciso fazer “crescer a oferta de hotelaria”.

“Se tivermos ainda mais oferta hoteleira e estamos a tentar atrair investidores e marcas para este território, acho que vai ajudar a recuperar, porque há um dado curioso, se olharmos para os números, mais de 60% das dormidas foram em hotéis, ou seja, a procura é sempre maior para os hotéis, portanto temos que crescer aí um bocadinho”, frisou.

Das 48 779 dormidas registadas na região, entre Janeiro e Março deste ano, a maioria foram no concelho de Bragança, com 20 203 dormidas.

Em 2019, antes da pandemia, nos municípios da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, ou seja, Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Miranda do Douro, Vinhais, Vila Flor e Vimioso, foram registadas 248 441 dormidas. Já o ano passado, depois de dois anos de pandemia, foram registadas mais 12 549 dormidas na região. Este ano, o Turismo do Porto e Norte acredita que este número será ultrapassado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário