Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de junho de 2023

LUSOS MACEDO DE CAVALEIROS SAD TÊM FORTES LIGAÇÕES À BSPORTS E A SUA CONTINUIDADE NO DISTRITAL DA A.F. BRAGANÇA PODE ESTAR EM CAUSA

 O clube surgiu em 2022 e está associado à BSports, academia que foi alvo de buscas por suspeita de tráfico de pessoas


A continuidade dos Lusos Macedo de Cavaleiros SAD na Divisão de Honra da A.F. Bragança é uma incógnita face à Operação do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), “El Dourado”, que sinalizou 47 vítimas de alegado tráfico de pessoas na academia Bsports e constituiu arguido Mário Costa, fundador da academia e então presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Liga de Futebol.

É que a formação dos Lusos MC tem fortes ligações à academia em causa, utilizando as instalações da mesma para treinar e a equipa técnica também trabalha para a BSports.

Segundo o Jornal Expresso, baseado em fontes judiciais, há pelo menos cinco clubes dos distritais de Braga e Bragança, neste caso os Lusos Macedo de Cavaleiros SAD, que alegadamente “foram cúmplices do esquema montando por Mário Costa”.

O Nordeste tentou chegar à fala com os responsáveis da equipa mas sem sucesso, ou as chamadas são rejeitadas ou os telemóveis estão desligados.

Contactámos ainda o técnico, Rafael Fonseca, que não prestou qualquer declaração remetendo o assunto para os directores do clube.

Os Lusos MC SAD estrearam-se na Divisão de Honra da A.F. Bragança em 2022, utilizam o Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros apenas para jogar, e “quase todos os jogadores, cerca de 40, foram inscritos como profissionais, a maioria estrangeiros”, referiu António Ramos, presidente da A.F. Bragança, acrescentado que “toda a documentação foi aprovada pela federação”.

No plantel 2022/2023 dos Lusos MC “nenhum jogador era menor de idade”. António Ramos acrescentou que na questão dos jogadores estrangeiros "há sempre um controlo apertado por parte do SEF”.

Se a equipa vai continuar a competir ou não na A.F. Bragança, António Ramos refere que para já não tem “qualquer informação sobre o assunto”.

A academia de futebol Bsports está situada em Riba de Ave, no concelho de Vila Nova de Famalicão foi alvo de buscas do SEF na passada segunda-feira, por alegado tráfico de seres humanos. Terão sido identificados 114 futebolistas, oriundos da América de Sul, África e Ásia, e estariam em situação irregular no país.

Sabe-se que os jogadores dos Lusos de Macedo de Cavaleiros chegaram a Portugal através da BSports. Um desses jogadores, que já não faz parte do plantel, disse ao Nordeste que não auferia qualquer salário nos Lusos MC e que era o clube e a academia que pagavam tudo. “Davam casa, comida e roupa lavada”, referiu.

Acrescentou que só teve que pagar o bilhete de avisão para vir para Portugal. Questionado sobre quanto pagava e quem pagava para estar na academia, o jogador em causa respondeu: “Não sei dizer. Nunca ouvi falar sobre isso. Eles acreditavam no meu potencial e queriam ver-me na primeira Liga”, concluiu.

Em Março deste ano, os Lusos MC SAD foram punidos com derrota e uma multa de 3978 euros pela utilização irregular de jogadores nos dois jogos das meias-finais da Taça da A.F. Bragança frente ao Rebordelo.

Jornalista: Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário