Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de junho de 2023

Picote: Livro de poesia “Picuote” realça os encantos da localidade

 No âmbito do evento “Encontros Primavera 2023”, que decorreu em Picote, entre os dias 8 e 10 de junho, foi apresentado no serão de sexta-feira, dia 9 de junho, o livro de poesia “Picuote”, da autoria de Pedro Eiras, com desenhos de Bárbara Fonte e tradução para mirandês de António Bárbolo Alves.


A apresentação do livro decorreu no salão da Casa do Povo, em Picote, onde para além dos autores, estiveram presentes o presidente de junta de freguesia local, Jorge Lourenço, assim como os artistas, investigadores e demais participantes nas várias atividades dos Encontros Primavera deste ano.

Sobre o novo livro, o autor, Pedro Eiras, informou que foi escrito em 2022, no âmbito do convite para participar no programa das residências artísticas, em Picote.

“Antes de começar a escrever, perguntei-me: como é que vou partilhar esta minha experiência/ estadia em Picote, onde somos envolvidos pelo silêncio da natureza e do património edificado pelo homem?”, partilhou.

Após iniciar a escrita, Pedro Eiras, intuiu que seria fascinante traduzir os textos para a língua mirandesa. E juntar-lhes também desenhos. Foi assim, que nasceu a obra de poesia “Picuote”, da autoria conjunta de Pedro Eiras, António Bárbolo Alves e Bárbara Fonte.

Aquando da apresentação da obra “Picote”, os autores convidaram o público a ler em voz alta, os poemas em português e também em mirandês, desafio que todos aceitaram e ficaram encantados com a beleza dos poemas e a sonoridade do mirandês.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário