Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Agrupamento de escolas de Mirandela tem mais meia centena de alunos este ano lectivo

 Esta quinta-feira, arranca o ano lectivo 2023/2024 no Agrupamento de Escolas de Mirandela, o maior do distrito de Bragança que inclui estabelecimentos de ensino que vão desde o pré-escolar até ao secundário


Há um aumento de meia centena de alunos, comparativamente ao ano anterior, as turmas têm praticamente todos os professores atribuídos, mas há ainda que proceder a algumas substituições que devem ser suprimidas com a abertura das bolsas de recrutamento.

Também já estão concluídas as obras de requalificação da escola básica Luciano Cordeiro, o que, segundo o director do agrupamento, garante um arranque de ano lectivo sem grandes constrangimentos.

2050 alunos, 224 professores e cerca de 140 auxiliares de acção educativa são os números do maior agrupamento de escolas do distrito de Bragança.

Há um ligeiro aumento de alunos, mas que não obriga a um aumento do número de turmas.

“Neste ano lectivo, vamos arrancar o ano com um menor número de turmas, com alunos de necessidades especiais, o que leva a que as turmas fiquem maiores”, explicou o director do agrupamento, Carlos Alberto Lopes.

Está também prevista a integração de mais alunos estrangeiros que obriga a um planeamento específico.

“O que causa alguns problemas porque as turmas estão feitas a pensar no arranque do ano lectivo e depois recompor esta estrutura toda em andamento torna-se mais complicado, até porque a língua materna destes alunos não é o português”, disse.

Já quanto ao sistemático problema transversal a todas as escolas do país, da falta de professores, Carlos Alberto Lopes admite que também existe, mas que vai sendo solucionado.

“Temos todos os professores de quadro, o que poderemos é ter que substituí-los durante o percurso. O panorama é que estamos a aguardar pela reserva que vai sair na sexta-feira para algumas substituições”, adiantou.

O novo ano lectivo também traz novas respostas do agrupamento para a educação inclusiva.

O agrupamento continua a apostar no ensino profissional, este ano com um novo curso na área do desporto.

No arranque do ano lectivo, a direcção também deixou de ter uma dor de cabeça constante dos últimos anos lectivos, já que estão finalmente terminadas as obras de requalificação da escola básica Luciano Cordeiro, frequentada por cerca de 500 alunos.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Rádio Terra Quente

Sem comentários:

Enviar um comentário